Bolsonaro incendeia eleição do Recife
Mantendo neutralidade em todo o processo eleitoral do Recife, o presidente Jair Bolsonaro decidiu se posicionar no último sábado (07). Através de uma live, ele declarou apoio à Delegada Patrícia (Podemos) e acabou apimentando ainda mais a disputa na capital pernambucana. O gesto pegou muita gente de surpresa, a exemplo do líder do governo no Senado, Fernando Bezerra Coelho (MDB), que fez questão de enviar uma nota à imprensa reafirmando o seu compromisso com Mendonça Filho (DEM).
Presidente nacional do Cidadania, o ex-deputado federal Roberto Freire também divulgou nota condenando o fato da delegada ter recebido o apoio de braços abertos. Ainda em setembro, ele enalteceu a aliança do seu partido com Patrícia, considerando ser uma chapa viável capaz de derrotar o bolsonarismo e o lulismo no estado.
Desde a pré-campanha, alguns candidatos sonhavam em ter Bolsonaro no palanque, como os deputados Alberto Feitosa (PSC) e Marco Aurélio (PRTB). Este último decidiu retirar sua candidatura e seguir o presidente no apoio a Patrícia. O líder da oposição na Alepe sempre patinou com 1% nas pesquisas, e nos últimos dias já vinha diminuindo o ritmo de agendas.
A adesão de Bolsonaro à candidatura da Delegada pode prejudicar mais ainda os seus planos de chegar ao 2º turno. De acordo com pesquisa Ibope divulgada ontem (08), a aprovação do governo Bolsonaro caiu em 7 capitais durante a campanha. Números também revelam que Patrícia é a campeã no quesito rejeição na capital pernambucana. Os próximos dias dirão se o apoio foi aceito de forma positiva ou negativa pelos recifenses.
Consequências – Um dia após a nota emitida pelo presidente nacional do Cidadania, tornando público o afastamento do partido da campanha de Patrícia Domingos (Podemos) à Prefeitura do Recife, o deputado Daniel Coelho (Cidadania) afirmou que está “fechado” com a candidata. De acordo com o grupo Direita Pernambuco, a movimentação de Daniel foi essencial para que o presidente Jair Bolsonaro se aliasse à delegada.
Incômodo – Daniel Coelho (Cidadania), que também é coordenador da campanha de Patrícia Domingos (Podemos), tem sofrido uma enxurrada de críticas nas redes sociais. Seus eleitores estão descontentes com o posicionamento do parlamentar. O apoio de Bolsonaro já tem gerado desconforto na base de Daniel.
Personagem – Após já ter sido secretário nos governos do PSB, o deputado Alberto Feitosa ingressou no PSC e passou a ser chamado de Coronel para se aproximar mais de Bolsonaro. O candidato sempre fez questão de afirmar que conhece o presidente desde os anos 80 e tentou a todo custo ser o candidato do governo federal no Recife. Que vexame!
Debate – Existe uma grande expectativa para o confronto entre os candidatos a prefeito do Recife amanhã (10), na TV Jornal. Esse será o primeiro e único que uma emissora de televisão vai realizar no 1º turno. O debate está programado para iniciar às 10h50.
Pesquisa – O Instituto Ibope divulgará hoje (09), mais uma pesquisa sobre a disputa pela Prefeitura do Recife. O estudo ainda não deve pegar o impacto do apoio de Bolsonaro a Patrícia, mas servirá para medir os números após a decisão do TRE limitando as campanha de rua.