Coluna da terça-feira

Cenário Político
Por Américo Rodrigo
3 de novembro de 2020 às 00h00min
Foto: Rodolfo Loepert

A hierarquia socialista 

Muitos apontam que a ausência de Geraldo Julio (PSB) na campanha de João Campos (PSB) é devido à rejeição do atual prefeito do Recife. De acordo com a última pesquisa Ibope, 60% dos eleitores recifenses desaprovam o governo municipal. Outro personagem que também anda sumido dos atos promovidos pela Frente Popular é o governador Paulo Câmara (PSB).

Este é o momento de protagonismo do herdeiro político do ex-governador Eduardo Campos e talvez esse seja o maior motivo dos gestores socialistas ficarem em segundo plano. Isso tem feito os adversários associarem a todo momento a imagem do jovem parlamentar ao desgaste de Geraldo e Paulo, já que ele representa a continuação desse projeto na capital pernambucana.

Independente de qual seja a estratégia do partido, João Campos tem liderado em todos os cenários, mas também está no topo da rejeição. Essa é a oportunidade que o deputado mais votado da história do estado tem para provar que pode dar sequência ao legado do PSB sem precisar da benção do prefeito do Recife e do governador de Pernambuco.

Desempenho – Após a decisão do TRE-PE em suspender atos que possam gerar aglomeração, João Campos (PSB) diminuiu seu ritmo de campanha. O socialista vinha cumprindo agendas diárias em comunidades do Recife. A esfriada pode impactar no seu desempenho na reta final. O candidato também parece ter chegado no teto das pesquisas.

Blitz – Montados numa moto, Mendonça Filho e Priscila Krause, ambos do Democratas, cumpriram uma agenda inédita, nesta segunda-feira (02). A dupla visitou oito obras públicas prometidas, que não foram concluídas pela atual gestão. Juntas elas custaram aos cofres púbicos cerca de R$ 70 milhões.

Confusão – O entendimento do juiz eleitoral de Caruaru, Eliziongerber de Freitas, sobre alguns atos de campanha tem confundido a cabeça de muita gente. Ainda ontem (02), ele definiu que o Delegado Lessa (PP) não deveria realizar um encontro de líderes religiosos, sob pena de multa, mas pouco tempo depois, a assessoria do candidato noticiou o evento e alegou que houve autorização do magistrado.

Fake news – Um vídeo antigo do governador Paulo Câmara (PSB) circulou durante todo o dia do ontem (02), através das redes sociais. Nele, o socialista falava em prorrogação de acesso a praias e parques para conter o avanço da Covid-19. A notícia é falsa e foi logo desmentida pelo Governo de Pernambuco.

Cerimônia – O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) inicia nesta terça-feira (03), o processo de preparação das 20.541 urnas eletrônicas usadas nas eleições de novembro. Serão 18.771 urnas instaladas nas seções eleitorais do Estado e 1.770 de reserva. Todos os procedimentos que envolvem as mídias e as urnas eletrônicas são realizados em cerimônias públicas, com a participação do juiz eleitoral.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO