Disputa proporcional em Caruaru deve ganhar força nos próximos dias
Com a eleição para prefeito em Caruaru praticamente já definida, a expectativa é para saber como ficará o desenho da Câmara Municipal na próxima legislatura. Com o fim das coligações, alguns vereadores tem sentido na pele a dificuldade do novo modelo eleitoral, principalmente os que não possuem grandes estruturas ou não estão tendo apoio das suas legendas.
As promessas nas construções das chapas proporcionais aos poucos vão se transformando em ilusão e frustração, e isso vai deixando o cenário cada vez mais incerto para quem sempre sonhou em ocupar uma vaga na Casa Jornalista José Carlos Florêncio. Muitos já adotaram a carreira solo e não pedem voto para o candidato majoritário, como é o caso do MDB, transformando o ‘voto casado’ cada vez mais raro.
Um outro fator que pode interferir na estratégia de muitos candidatos é a decisão tomada pelo Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) ontem (29), proibindo comícios, bandeiraços, passeatas, caminhadas, carreatas e similares, além de confraternizações. A mudança deve favorecer os candidatos que têm uma maior presença na internet e anulando os que estão mais acostumados a fazer a campanha de maneira tradicional.
Decano – Caso seja reeleito, o vereador Leonardo Chaves (PSDB) vai para o seu 12º mandato em Caruaru. Com passagem por diversos partidos, o parlamentar sempre fez parte de bases governistas e também presidiu a Câmara Municipal por inúmeras vezes. Sua experiência em determinados momentos faz a diferença na condução dos trabalhos da Casa.
Ausente – Cotado para ocupar a vice de Raquel Lyra (PSDB) durante um determinado período da pré-campanha, o empresário e ex-senador Douglas Cintra (PTB) tem mantido distância das atividades de campanha da tucana. Fontes revelaram ao blog que o clima na chapa proporcional também não é dos melhores.
Crise – Após este blog divulgar o valor que os ex-assessores do deputado federal Fernando Rodolfo receberam do Diretório Nacional do Partido Liberal para a campanha, os demais candidatos da sigla estão reivindicando o repasse do fundo partidário publicamente nas redes sociais. Nem a cota financeira para as mulheres vem sendo cumprida.
Alteração – Até o fechamento desta coluna, as assessorias dos candidatos a prefeito de Caruaru, Rafael Wanderley (UP) é Raffiê Dellon (PSD) foram as únicas que comunicaram o cancelamento das atividades, seguindo determinação do TRE que proíbe atos presenciais de campanha eleitoral causadores de aglomeração. Resta saber se os demais prefeituráveis também seguirão o exemplo.
Favorecimento – É certo que os atos de campanha pelo interior estavam indo além da conta, mas a decisão do TRE aos 45 do segundo tempo, acaba beneficiando os candidatos que estão liderando a corrida eleitoral nos municípios.