De olho na próxima eleição
O líder do governo Bolsonaro no Senado, Fernando Bezerra Coelho (MDB), tem cumprido nos últimos dias uma extensa agenda em cidades de diversas regiões do estado. Sua intenção é fortalecer os aliados e firmar parcerias visando 2022, onde o emedebista tem grandes chances de liderar o projeto da oposição. Acompanham a comitiva os deputados Fernando Filho (DEM) e Antonio Coelho (DEM), que buscarão a reeleição na Câmara Federal e Assembleia Legislativa, respectivamente.
Com a eleição em Petrolina praticamente já definida, a ausência de FBC no palanque do seu filho, Miguel Coelho (MDB), não fará tanta diferença assim. Em suas visitas o senador voltou a subir o tom nas críticas contra o Governo de Pernambuco e tem pregado que esse é o início de um novo ciclo. No início da semana ele esteve com a candidata à reeleição em Caruaru, Raquel Lyra (PSDB), que também é uma promessa de voo mais alto no próximo pleito.
Entretanto, um fator que pode atrapalhar os próximos planos de Fernando Bezerra Coelho são as investigações da Polícia Federal relacionadas a um suposto recebimento de propina de construtoras quando foi ministro da Integração Nacional. Ainda na semana passada, a PF pediu a prorrogação do inquérito. em 2019, seu gabinete foi alvo de um mandado de busca e apreensão. Se essas implicações tomarem um outro rumo, seu projeto político poderá ser comprometido e o sonho de governar Pernambuco cada vez mais distante.
Lados opostos – Quando foi eleito para a Casa Alta em 2014, FBC ainda estava no Partido Socialista Brasileiro e tinha uma forte ligação com membros do seu ex-partido. Na época, ele fez parte da chapa que elegeu Paulo Câmara (PSB) governador. Atualmente Fernando Bezerra é um dos maiores adversários dos socialistas no estado.
Confronto – Após trazer no seu novo material de campanha trechos em que a Delegada Patrícia (Podemos) insulta o Recife e os recifenses, o candidato Mendonça Filho (DEM) publicou um vídeo pedindo que ela assuma as declarações preconceituosos. Na luta para chegar ao 2º turno, o ex-ministro partiu para o tudo ou nada.
Patrono – O deputado federal Osvaldo Coelho ganhou o título (in memoriam) de Patrono dos Projetos de Irrigação no Estado de Pernambuco. O projeto de lei de autoria do deputado estadual Clodoaldo Magalhães (PSB) foi sancionado pelo governador Paulo Câmara (PSB) no último dia 20 de outubro.
Ausente – O candidato a vice-prefeito na chapa encabeçada por Raquel Lyra (PSDB) ainda não debutou no programa eleitoral de rádio e TV. Poucos materiais de campanha também trazem a sua imagem, mostrando que o peso político ficou todo sob a responsabilidade da atual gestora.
Vice – A Rádio Cultura do Nordeste realizará mais um debate hoje (29), dessa vez com os vices. O mais provável é Rodrigo Pinheiro (PSDB) que compõe a chapa com Raquel não compareça, seguindo a tendência dos demais encontros promovidos pelos veículos da cidade.