Entre a experiência e a rejeição
Na luta para chegar ao 2º turno no Recife, Mendonça Filho (DEM) é de longe o que tem mais bagagem política entre os demais nomes que estão na disputa, sem falar que tem a melhor vice. O democrata já foi governador, deputado federal e até hoje a sua atuação no MEC é reconhecida por alguns setores, durante o governo de Michel Temer (MDB). Ele tem a vantagem de ser conhecido pelos recifenses por já ter disputado outras eleições e ocupado cargos importantes, mas por outro lado sempre acaba perdendo o fôlego na reta final.
Nem sempre quem tem o melhor currículo apresenta boa condições, e o deputado João Campos (PSB) está aí para provar. Mesmo com pouca experiência na vida pública, o socialista lidera todas as pesquisas com uma larga vantagem. Segundo pesquisas Datafolha e Ibope, Mendonça tem liderado no quesito rejeição, e isso pode ser seu maior adversário, fazendo o ex-ministro estagnar nas pesquisas.
Mas um fato pode acabar impulsionando sua candidatura: a desidratação da Delegada Patrícia (Podemos), que vem sofrendo um grande bombardeio por questões relacionadas ao seu passado. Ambos disputam o mesmo eleitorado. Com tudo isso, estamos a menos de 20 dias para saber se as urnas pesarão a favor ou contra Mendonça Filho este ano.
Resultado – Na eleição para o Senado em 2018, Mendonça obteve mais votos na capital pernambucana do que todos os seus adversários, mas acabou ficando de fora. Ele recebeu a confiança de 267.936 recifenses, mas isso não quer dizer que esses mesmos eleitores estarão com o democrata novamente.
Articulação – O deputado federal Silvio Costa Filho (Republicanos) tem trabalhado, em Brasília, em busca de recursos para Pernambuco. O parlamentar tem dialogado de forma permanente com secretários do Estado para viabilizar recursos junto ao Governo Federal. Assuntos referentes a mobilidade estão entre as pautas do último encontro.
Avanço – Após ser aprovado na Câmara do Recife ontem (26), o prefeito Geraldo Julio (PSB) já comunicou que irá sancionar o projeto do vereador Ivan Moraes (PSOL), que proíbe a dupla função dos motoristas de ônibus na capital pernambucana. Em alguns casos, o condutor do transporte também é o responsável por receber o dinheiro. Além de precarizar o trabalho, a atividade é um perigo à população.
Vaca gorda – Dois candidatos a vereador em Caruaru pelo Partido Liberal estão entre os que mais receberam repasse do fundo partidário. Augusto Netto e Luciel (Zé Colmeia) embolsaram R$ 50 mil cada, enquanto os demais nomes do partido nem viram a cor do dinheiro. Coincidência ou não, ambos são ex-assessores do deputado federal Fernando Rodolfo (PL).
Investimento – O jornalista Augusto Netto tem usado boa parte do recurso recebido pelo Diretório Nacional do Partido Liberal para turbinar sua militância, o que representa cerca de 50% do valor repassado. Ele é uma das apostas de Rodolfo e disputa voto a voto com Luciel.