Coluna da quinta-feira

Cenário Político
Por Américo Rodrigo
22 de outubro de 2020 às 00h00min
Foto: Janaina Pepeu

Eleição em Caruaru continua fria e sem sal

Sem um fato novo para explorar, os adversários da candidata à reeleição Raquel Lyra (PSDB) continuam batendo cabeça na tática eleitoral. A menos de 30 dias do primeiro turno, aliados da prefeita seguem cada vez mais confiantes de que ela vence ainda no 1º turno. Lideranças históricas, a exemplo dos ex-prefeitos José Queiroz (PDT) e Tony Gel (MDB), seguem sem influenciar os eleitores no jogo político.

Talvez após a divulgação das pesquisas dos institutos Simplex e Opinião, o comando das campanhas devem adotar uma outra postura e mudar a estratégia, já que até aqui nenhum deles ainda conseguiu fazer uma polarização com a tucana. Apesar do Delegado Lessa (PP) e Marcelo Gomes (PSB) contarem com bons tempos nos programas de rádio e TV, ambos não conseguem achar uma linguagem com a qual os caruaruenses se identifiquem.

Mesmo com um grande número de candidatos majoritários, a cidade não respira o clima de eleição. Esse cenário já vinha sendo desenhado desde o período pré-eleitoral, quando Queiroz e Tony ainda ensaiavam participar da disputa. Nem mesmo a ausência da prefeita das entrevistas e debates mexeu na conjuntura, prova da força que Raquel detém junto dos seus apoiadores. Pelo andar da carruagem, só uma catástrofe poderá impedir a reeleição da atual gestora que já está com a mão na taça.

Reforço – Amanhã (23), o deputado federal Túlio Gadêlha (PDT) estará em Caruaru para participar de uma panfletagem no Centro de Caruaru, com o candidato a vereador Caio Alves (PDT). O jovem fez o anúncio em suas redes sociais e a atividade deve contar com a participação da militância do seu partido.

Segurança – O candidato a prefeito de Caruaru pelo PP, Delegado Lessa, apresentou propostas para melhorar a Segurança Pública no município. As ideias foram apresentadas no programa de TV do candidato que foi ao ar nesta terça-feira (20). O prefeiturável propõe a instalação de Postos Avançados de Segurança (PAS) na área rural, com a presença da Guarda Municipal armada e equipada, em parcerias com demais órgãos de segurança. A criação do Centro de Inteligência e Monitoramento Municipal (CIMM) também é uma das propostas destacadas.

Coronavírus – O senador Aroldo de Oliveira (PSD) foi mais uma vítima da Covid-19. Ele tinha 83 anos e morreu ontem (21). O anúncio foi feito pela assessoria, através de uma mensagem no Twitter. Quem assume em seu lugar o primeiro suplente Portinho (PSD). O mandato vai até 1º de fevereiro de 2027.

Novo ministro – O plenário do Senado aprovou nesta quarta-feira (21), por 57 votos a 10 e uma abstenção, a indicação do desembargador federal Kassio Marques para assumir uma cadeira de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). O jurista foi a primeira indicação do presidente Jair Bolsonaro para a Corte.

Currículo – Kassio Marques tem 48 anos de idade e poderá permanecer no STF até 2047, quando completará 75 anos, idade com a qual os ministros se aposentam de forma compulsória, pela regra atual. Ele fez parte da Comissão Nacional de Direito Eleitoral e Reforma Política da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) do Piauí e também foi juiz do Tribunal Regional Eleitoral do estado. Atualmente é um dos desembargadores do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1).

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO