Capital político de Tony sob ameaça
Deputado estadual mais votado em Caruaru por duas vezes seguidas, Tony Gel (MDB) tem resumido sua participação na eleição deste ano em aparições no guia eleitoral e inserções de Marcelo Gomes, candidato a prefeito pelo PSB. Nas agendas, ele tem sido representado por Tonynho Rodrigues (MDB), que por pouco não foi o nome confirmado para representar a Frente Popular.
Apesar de Tony ter se comprometido em apoiar o projeto encabeçado por Marcelo, o mesmo comportamento não é visto pelos candidatos a vereador do MDB, que não carregam o nome do socialista nos materiais de campanha. Alguns, inclusive, já declararam voto em outros prefeituráveis, boicotando a candidatura que foi oficializada em convenção no dia 16 de setembro.
Por morar em Recife, Tony Gel não consegue dar sequência a um trabalho de base junto aos seus eleitores, dando espaço para que novas lideranças passem a ocupar esse lugar. Com a ausência do parlamentar, seu capital político vai aos poucos migrando para outros candidatos, a exemplo de Raffiê Dellon (PSD), que na semana passada recebeu o apoio de Braga Sá, aliado histórico e ex-secretário do emedebista na Prefeitura de Caruaru.
Caso Raffiê não obtenha êxito no pleito, ele saíra fortalecido para buscar uma vaga na Alepe em 2022 e disputará de igual para igual com o seu ex-companheiro de chapa em 2016. Não existe espaço vazio na política, e Tony Gel pode ser a próxima vítima dessa máxima.
Constrangimento – No último sábado (17), a dupla Marcela & Fred (MDB) inaugurou o comitê de campanha com a presença do candidato a prefeito de Caruaru Marcelo Gomes (PSB). Ao chegar lá, o socialista não encontrou nenhum material com o seu nome, imagem e até mesmo número de campanha.
Presença – Quem também esteve na inauguração do comitê da candidatura coletiva foi Jarbas Filho, representado o senador e seu pai, Jarbas Vasconcelos (MDB). O jovem sempre tem prestigiado os eventos políticos na Capital do Agreste. Ele já arriscou uma vaga na Câmara do Recife em 2012, mas obteve 4.275 votos e não conseguiu ser eleito.
Marcando território – Quem aumentou as visitas na zona rural de Caruaru foi a candidata à reeleição Raquel Lyra (PSDB). O movimento é para tentar neutralizar as investidas do Delegado Lessa (PP) e de Raffiê Dellon (PSD), que também estão em busca dos votos nessas comunidades. Ainda ontem (18), a tucana esteve no Juá e em Palmatória.
Termômetro – Nos próximos dias uma pesquisa do Instituto Opinião entrará em campo em Caruaru. Servirá para medir se as estratégias de cada candidato têm surtido efeito junto aos eleitores. Dependendo do resultado, vai ajudar a entender como está o cenário eleitoral na cidade e se a tendência é ou não de ter um 2º turno.
Sem sentido – Aos poucos, os buzinaços e carreatas vão perdendo o sentido e deixando de cumprir a missão. É um espaço onde ninguém apresenta propostas, mas que é possível observar muito barulho de fogos, buzinas, paredões de som e muita bebedeira. É incrível como o pão e circo ainda dá voto.