O prefeito de Olinda e candidato à reeleição, Professor Lupércio (SD), se comprometeu em criar a Secretaria das Mulheres no segundo mandato. A promessa vem no sentido de ampliar as políticas públicas de suporte e atendimento às cidadãs olindenses.
Na atual gestão, entre secretárias e executivas, Olinda conta com 14 mulheres em postos de comando. A prefeitura tem 12 secretarias ao todo e uma Secretaria Executiva da Mulher e Direitos Humanos, dentro da estrutura da Secretaria de Desenvolvimento Social, Cidadania e Direitos Humanos.
“É preciso estar atento à luta histórica das mulheres. Ao preconceito que muitas vezes não é escancarado, mas é estrutural. Um estudo feito pelo IBGE mostra que as mulheres ganham cerca de 20% menos do que os homens em todas as ocupações abordadas na pesquisa, mesmo com ambos tendo a mesma qualificação. Isso é um absurdo”, afirmou.
Sobre violência contra a mulher, a gestão de Lupércio colocou para funcionar 24 horas e reforçou o trabalho realizado pelo Centro Especializado de Atendimento à Mulher Márcia Dangremon, o CEAM. Que atua com ações de prevenção, enfrentamento e implementação de políticas públicas para atender às demandas das mulheres vítimas de violência doméstica. Além disso, a cidade conta hoje com a Patrulha Maria da Penha, feita pela Guarda Municipal.