O candidata prefeito do Recife, Mendonça Filho, visitou a comunidade de Areinha, no Coque, nesta sexta-feira (16) e criticou as gestões do PSB pelo descaso com a falta de saneamento básico nas áreas mais pobres do Recife. No local, o democrata observou as obras atrasadas do canal do Ibiporã, que causam sofrimento às famílias.
”Essa obra é a a marca das gestões do PSB. É um descaso com a cidade e com as pessoas. É o Recife real que a propaganda de João esconde”, provocou. Mendonça disse, ainda, que o candidato do PSB votou contra o marco do saneamento, contribuindo para perpetua a situação desumana da população mais pobres que não tem saneamento.
Mendonça garantiu à população de Areinha que essa situação vai mudar. “Vamos trabalhar pelos mais pobres, cuidar das pessoas e buscar recursos no Governo Federal para tirar Recife da situação vergonhosa de ter quase 60% da população sem acesso a saneamento”, afirmou. A obra do canal do Ibiporã é uma luta antiga dos moradores. Em 2013, a prefeitura anunciou o início dos trabalhos de revestimento do canal que duraria um ano e beneficiaria 48 mil famílias.
O valor do investimento foi de R$ 18 milhões. Em 2015, foi iniciada outro trecho do canal, mas o projeto nunca foi concluído. O canal liga a estação do metrô Joana Bezerra ao mangue e a obra evitaria o despejo de esgoto e lixo no local, de onde muitas famílias tiram o sustento com a venda de crustáceos. A comunidade da Areinha, assim como o bairro do Coque, sofre na época das chuvas e maré alta, com a água alagando as casas.
Atualmente, a coleta de esgoto no Recife corresponde a cerca de 43%, bem inferior ao mínimo necessário para atender a população, principalmente nas comunidades mais carentes da periferia da capital. O percentual coloca a capital pernambucana na 75ª posição nessa área entre os 100 maiores municípios do Brasil. Ao visitar a comunidade na manhã de hoje, Mendonça afirmou que vai intensificar a busca por investimentos nessas áreas para aumentar a oferta de saneamento e reduzir o sofrimento das famílias.
O democrata reiterou que entre suas prioridades estão projetos de incentivo à prática de esportes e lazer bem como investimentos e melhorias em praças, parques e academias públicas, além de áreas esportivas nas comunidades carentes.