Patrícia debate revitalização do centro do Recife com lojistas

Notícias
Publicado por Américo Rodrigo
16 de outubro de 2020 às 14h00min
Foto: Tiago Calazans

Na manhã desta sexta-feira (16), a Delegada Patrícia (Podemos), candidata a prefeita do Recife, e o postulante a vice-prefeito, Leo Salazar (Cidadania), da chapa Mudança Já participaram de um debate com representantes da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) do Recife.

Os representantes empresariais apresentaram as demandas da categoria. Eles reclamam da perda do protagonismo do comércio do centro do Recife por conta do desgaste do centro ao longo dos anos. Os empresários apresentaram um histórico do centro do Recife desde a ocupação holandesa, no século XVII, e um projeto para a revitalização da área central da cidade. 

Para a CDL-Recife, o destaque à importância histórica do centro para a capital pernambucana deve estar atrelada ao projeto de revitalização da área. “Eu sou uma praticante da democracia participativa. Nosso plano de governo é aberto para agregar propostas que construam uma mudança real na cidade. Nossa ideia é fomentar a iniciativa privada e a prefeitura atuar onde deve atuar”, comentou Patrícia. 

A delegada apresentou o projeto Blinda Recife, que vai investir em iluminação pública, além de integrar as câmeras dos setores público e privado em uma central de monitoramento. Treinar, capacitar e armar a guarda municipal também faz parte do projeto.

“São nove capitais no nordeste e a única que não é armada é a do Recife. Falar em armar a guarda é um tema polêmico, mas estamos falando em treinar e capacitar, realizar testes periódicos e armar os guardas qualificados. A nossa proposta é que a nossa guarda seja um modelo para o Brasil”, defendeu a delegada.

Para Patrícia, a segurança é fundamental para que o morador da cidade volte a frequentar o centro do Recife. “Ninguém atende o celular na rua, anda com a janela do carro aberta”, disse. A delegada também ressaltou que a limpeza urbana do Recife passa por uma crise e que o centro, sujo, também não atrai. “Nossa proposta para a coleta do lixo é uma coleta diária. É fiscalizar e cobrar por um serviço de coleta bem feito. Porque ele é pago, então precisa ser feito”, afirmou.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO