Ausência de pesquisas em Caruaru beneficia Raquel Lyra
Um dos termômetros para sentir a aceitação de cada candidato durante o processo eleitoral são as pesquisas. A corrida pela Prefeitura de Caruaru tem sido marcada pela ausência delas, o que acaba beneficiando a candidata à reeleição Raquel Lyra (PSDB). Os números refletem o momento e por muitas vezes influenciam a população, além de servir como um indicativo se as estratégias dos prefeituráveis estão surtindo efeito.
Raquel vai fazer o possível para faturar a eleição ainda no 1º turno, e todas as variáveis só aumentam as chances para que isso aconteça. Os programas eleitorais, por exemplo, têm sido frios, trazendo apenas críticas pontuais à atual gestão, sem um ambiente de acirramento. Talvez se a tucana tivesse comparecido ao primeiro debate, o clima da campanha pudesse ser outro. E pelo andar da carruagem, tudo indica que a tática para o resto do período eleitoral deva ser não marcar presença nos demais confrontos.
Cada adversário tem apresentado uma estratégia diferente para que o 2º turno seja realidade na Capital do Agreste. Caso a eleição seja prolongada, os programas eleitorais serão divididos em tempos iguais e, com isso, a polarização vai fazer com que a cidade se envolva mais no pleito. Se não houver nenhum fato novo que mude por completo o cenário posto, a vantagem de Raquel Lyra será prevalecida nas urnas.
Sintonia – Até o momento, os guias eleitorais exibidos não têm explorado a imagem do vice no rádio e TV, com exceção de Ingrid Marcella (PT), que completa a chapa com Marcelo Rodrigues (PT). Ao tratar do tema mobilidade, ela questiona o alto valor das passagens em Caruaru e também a falta do Sistema de Integração, previsto no contrato entre o governo municipal e as empresas de ônibus.
Trocando as funções – Por muitas vezes o Delegado Lessa (PP), como prefere ser chamado, tem tratado as questões políticas como se estivesse em uma delegacia. Hoje (14), às 19h, ele realizará um buzinaço no bairro das Rendeiras, mas resolveu denominar de “Ronda do Delega”. Nesse ritmo, caso vença as eleições seu chefe de gabinete será um escrivão.
Constrangimento – O Delegado Lessa (PP) tem gritado ao quatros cantos da cidade que não quer nenhum material de campanha vinculando sua imagem a dos vereadores presos na Operação Ponto Final. O problema é que foi publicado ontem (13), em uma rede social do PSL Caruaru, uma foto de Louro do Juá com a marca de campanha de Lessa. Após a repercussão negativa, a postagem logo foi removida.
De passagem – Cumprindo agenda em Pernambuco, tudo indica que o presidente nacional do Partido Democrático Trabalhista, Carlos Lupi, terá um breve encontro com o deputado estadual Zé Queiroz (PDT) na manhã desta quarta-feira (14), em Caruaru. Ele está no estado para reforçar a candidatura de alguns aliados em cidades estratégicas para a legenda.
Unidos – De vermelho, a candidata a prefeita do Recife, Marília Arraes (PT), esteve lado a lado do senador Humberto Costa (PT) na inauguração do comitê do candidato a vereador Henrique Costa (PT), filho de Humberto. Essa já é a segunda vez que eles são vistos durante a campanha. O senador nunca escondeu de ninguém que preferia o seu partido apoiando o PSB, mas parece que a paz vem sendo salada entre os petistas.