Com a compreensão de que a Primeira Infância, que vai do nascimento aos 6 anos, é a fase mais importante da vida e necessita de um olhar diferenciado do poder público, o candidato a prefeito do Recife pela Frente Popular, deputado federal João Campos (PSB), anunciou, nesta segunda-feira (12), o projeto Praças da Infância.
A iniciativa consiste na implantação de espaços, em parques da cidade, para atividades específicas com crianças nessa faixa etária, com uma atenção especial para aquelas com deficiência ou limitação motora e cognitiva.
As Praças da Infância contarão com pisos e equipamentos adequados para atividades lúdicas, exercícios funcionais e terapias integradas, com acompanhamento de profissionais e participação de alunos, estagiários ou monitores.
Além dessa proposta, outro compromisso de João voltado para a primeira infância é a ampliação de vagas em creches. Para isso, João Campos tem defendido a ampliação do diálogo com representantes da iniciativa privada e do terceiro setor como forma de discutir alternativas para o gargalo.
A alfabetização na idade correta também é um ponto defendido pelo candidato. Para ele, a garantia dessa fase permite uma melhora na educação da rede municipal, influenciando diretamente nos índices educacionais e na vida das crianças.
É a etapa que determina e estabelece habilidades fundamentais aprendidas pela criança, com o início de uma série de comportamentos e interações que vão influenciar toda a sua vida. Por isso, é fundamental garantirmos o melhor ambiente e os melhores estímulos para termos o melhor desenvolvimento da criança.