Coluna da segunda-feira

Cenário Político
Publicado por Américo Rodrigo
12 de outubro de 2020 às 00h00min
Fotos: Rodolfo Loepert e Bruno Campos

João e Mendonça entre os 10 mais rejeitados do país

Um ponto importante que precisa ser levado em consideração durante o processo eleitoral é a rejeição de cada candidato. Na primeira rodada de pesquisas do Instituto Ibope, realizada em 13 capitais, o deputado federal João Campos (PSB) e o ex-ministro da Educação Mendonça Filho (DEM) aparecem entre os 10 mais rejeitados do país. Ambos com 36%.

Os dois disputam a Prefeitura do Recife em condições diferentes. Um representa a continuidade do projeto socialista na capital pernambucana e o outro faz uma oposição ferrenha ao atual prefeito Geraldo Júlio (PSB). O fator rejeição quando é maior do que a aprovação dificulta a vida do candidato no 2º turno, e pode influenciar diretamente no resultado final.

Apesar de João Campos ter sido o deputado federal mais votado da história de Pernambuco e liderar as recentes pesquisas, sua rejeição deve ter uma relação direta com o desgaste do seu partido e também com as denúncias aos supostos casos de corrupção em compras de materiais hospitalares para o enfrentamento à Covid-19.

Já Mendonça Filho conta com um recall por ter sido o candidato ao Senado que mais obteve votos no Recife na eleição passada, mas tem muita dificuldade de emplacar resultados positivos em eleições majoritárias. O democrata foi ministro de Temer e ultimamente tem tentado vincular sua imagem a do presidente Bolsonaro.

O cenário para os dois prefeituráveis, mesmo que momentâneo, pode favorecer a Delegada Patrícia (Podemos) e Marília Arraes (PT) que além de pontuarem bem nas pesquisas, são rejeitadas por um número menor de eleitores recifenses. Tanto João como Mendonça possuem os dois maiores tempos de rádio e TV no guia eleitoral, e devem usar os preciosos minutos para tentar reverter esse números negativos junto ao eleitorado. 

Cabo eleitoral – A deputada federal por São Paulo, Tabata Amaral (PDT), está pela capital pernambucana para reforçar a militância do seu namorado, o candidato a prefeito João Campos (PSB). Essa não é a primeira vez que a pedetista vem até o Recife para participar da campanha do seu amado.

Dose dupla – A candidata a prefeita do Recife Delegada Patrícia (Podemos) sofreu duas derrotas jurídicas neste domingo. A juíza Virgínia Gondim Dantas proibiu a veiculação de uma propaganda que, de forma indireta, faz referência ao PSB. A mesma juíza também negou medida liminar onde a candidata alegava que Marília Arraes (PT) não mencionava o nome do vice nas peças publicitárias.

Sem censura – A juíza eleitoral Virgínia Gondim Dantas indeferiu, neste domingo (11), uma representação ajuizada pela Frente Popular do Recife, para retirar do ar o programa de rádio da coligação Recife Acima de Tudo. O programa fala das ações de Mendonça no MEC e resgata declaração do prefeito Geraldo Júlio (PSB) durante audiência no MEC, em Brasília, elogiando Mendonça Filho (DEM) por ter liberado R$ 10,8 milhões para a construção de seis creches no Recife.

Reforço – Candidato à reeleição em Olinda, o Professor Lupércio (SD) recebeu o apoio de 30 candidatos a vereador do PT, PTC e PROS. Com isso, o atual prefeito se fortalece ainda mais na Marim dos Caetés.

Efeito reverso – Apesar de Raffiê ser o candidato da oposição com o maior número de partidos na base de apoio, é o que tem o menor tempo de guia eleitoral dentre todos os prefeituráveis de Caruaru. Mesmo com essa desvantagem, o jovem tem utilizado bem o espaço.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO