Um dos mais tradicionais encontros de negócios de Caruaru agoniza, numa situação de desordem e abandono. A Feira de Gado da cidade é a oportunidade que pecuaristas e criadores de outros animais – como cabras, cavalos e bodes – tem para comercializar os seus serviços e produtos. Por isso, o candidato à Prefeitura Marcelo Gomes (PSB) foi ao local para debater com feirantes, comerciantes e compradores as demandas e soluções para o local.
Segundo os comerciantes locais, após paralisação de cinco meses, por conta da pandemia da Covid-19, a feira enfrentou diversas dificuldades para retomar as suas atividades, já que a prefeitura não disponibilizou os equipamentos e documentos necessários para sua abertura, obedecendo as normas dos órgãos de saúde. Destacaram que não há conversa com a prefeita, e eles precisam se virar para conseguirem sustentar o seu negócio.
“Isso só mostra o quanto a prefeitura fechou os olhos para esse local. Não há diálogo também com os comerciantes e feirantes, o descaso é generalizado”, conta Marcelo Gomes. Além da falta de contato para uma melhor organização do comércio na feira, há também uma estrutura maltratada, principalmente nos banheiros, o que impossibilita um mínimo de dignidade para quem trabalha ou visita o local. “Aqui está muito desorganizado! Não tem uma coberta, as madeiras estão velhas, não fizeram nada por aqui”, desabafa o comprador Josenildo Silva.
Em seu mandato como prefeito de Caruaru, Marcelo pretende oferecer uma estrutura mais moderna, para que tanto a Feira de Gado, como a da Sulanca e outras possam ser requalificadas, através do programa Pacto pelo Emprego. “Com estudos sobre urbanismo e o bom uso da tecnologia, o feirante terá mais conforto e segurança, com apoio de verdade e um canal aberto de comunicação comigo e a minha equipe”, garantiu.