Coluna do sábado

Notícias
Publicado por Américo Rodrigo
3 de outubro de 2020 às 00h00min
Foto: Divulgação

Raquel adota estratégia de Bolsonaro 

Durante a semana existia uma expectativa sobre a não participação da prefeita de Caruaru, Raquel Lyra (PSDB), no primeiro debate realizado pela Rádio Cidade, que aconteceu nesta sexta-feira (02). Como justificativa, a gestora apenas alegou a impossibilidade em estar presente, mas de acordo com o que o Blog Cenário apurou, a estratégia de não ir nem nesse, nem nos demais confrontos diretos com os outros candidatos partiu do marketeiro de campanha da tucana.

Apesar de sua boa aprovação, de acordo com a última pesquisa, Raquel erra em não debater a cidade com os seus adversários. É fato que haveria a polarização entre ela e seus 4 opositores, que bombardeariam a prefeita com questionamentos sobre falhas da sua gestão, mas não seria nada que ela não conseguisse contornar, já que tem boa retórica e apesar dos pesares, tem bons frutos desses 3 anos e 9 meses à frente do município. 

Esse é um momento que os eleitores aguardam para conhecer as propostas e identificar quem está mais preparado para governar o município pelos próximos quatro anos. Faltar a esse tipo de oportunidade acaba transparecendo despreparo e arrogância. 

Não deu outra, a ausência da Raquel foi assunto do início ao fim, e o debate acabou sendo protagonizado pelos outros postulantes que buscam uma ida ao 2º turno. Em 2018 Bolsonaro se ausentou dos embates alegando motivos relacionados à saúde e acabou virando presidente. Já Raquel, decidiu não ir por opção. O reflexo sobre a atitude será visto daqui em diante, já que agora o pontapé oficial foi dado na prática.

Exagerou na dose – O jovem Raffiê Dellon (PSD) mostrou preparo para debater Caruaru do início ao fim. As respostas foram firmes e propositivas, mas já nas considerações finais acabou derrapando quando lamentou a ausência de Raquel Lyra no primeiro debate. Raffiê fez uma referência a Fernando Lyra e João Lyra Filho, dizendo que eles estariam “se revirando no túmulo”.

Proposta – Marcelo Gomes (PSB) destacou o programa “Pacto pelo Emprego”, que segundo ele será vinculado diretamente ao gabinete do prefeito. O objetivo é orientar, capacitar e encaminhar os caruaruenses para o mercado de trabalho, além de incentivar a vinda de indústrias para a cidade, fortalecer o turismo, a cultura e o empreendedorismo rural com foco em gerar renda e emprego para a população. 

Ponte – O candidato do PSL à Prefeitura do Recife (PCR), Carlos Andrade Lima, anunciou que aproximará a sua gestão na capital pernambucana ao Governo Federal. Em entrevista a uma emissora, na manhã desta sexta-feira (02), Carlos destacou que a atual gestão deixou de captar recursos de projetos federais para o município.

Causa animal – Um grupo de ativistas, protetores e simpatizantes da causa animal sairá às ruas do Recife neste domingo (4), para pedir mais respeito aos bichos. O ato acontece também em comemoração ao Dia Mundial dos Animais, celebrado nesta data há quase um século. Ainda nesta última semana, o Governo Federal sancionou o texto que aumenta a punição para maus-tratos aos animais

Subiu o tom – Ao comentar a situação das estradas estaduais, o senador Fernando Bezerra Coelho (MDB) afirmou nesta sexta-feira (02), durante visita a Inajá, no Sertão do Moxotó, que Pernambuco não tem governo. Ele ressaltou que a malha federal está bem cuidada, enquanto as rodovias estaduais estão em situação precária.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO