Coluna da quarta-feira

Cenário Político
Por Américo Rodrigo
30 de setembro de 2020 às 00h00min
Foto: Divulgação

Cabo eleitoral virtual 

Especialista em vencer eleições municipais, o deputado José Queiroz (PDT) vai acompanhar a disputa pela Prefeitura de Caruaru de dentro do seu apartamento, por meio das mídias sociais. De fora do pleito por conta da Covid-19 e também por questões familiares, o pedetista assumiu uma tarefa ainda mais difícil, tendo que atuar como cabo eleitoral atrás das telas, espaço com o qual foi criando intimidade na pandemia.

O deputado, que já venceu quatro eleições para prefeito da Capital do Agreste, vai pedir votos para os candidatos a vereador do seu partido através de vídeos, e precisará se empenhar para convencer os seus eleitores a depositarem a confiança na chapa formada por Marcelo Gomes (PSB) e Ailza Trajano (PCdoB).

Em 2016, no auge da sua aprovação, José Queiroz lançou Jorge Gomes (PSB) para disputar a prefeitura. Ele apostava que iria emplacar o seu então vice-prefeito, mas não conseguiu transferir os votos que recebeu em eleições anteriores, o que fez o socialista amargar uma derrota acachapante alcançando apenas 11,62% dos votos.

A experiência da última eleição municipal mostra que se fosse candidato, Queiroz até poderia bater de frente com a prefeita Raquel Lyra (PSDB), mas como o pedetista não conseguiu emplacar um substituto à altura, restou a ele ceder o seu apoio a Marcelo. Se lado a lado, participando de carreatas e comícios, o ex-prefeito não conseguiu alavancar a candidatura do seu sucessor, vai ser ainda mais complicado fazer isso sem os populares abraços e apertos de mão.

Risco – Alguns nomes conhecidos da política caruaruense foram tentar a sorte no PDT, na esperança de Queiroz ser candidato e impulsionar seus nomes. Entre eles, os dois ex-presidentes da Câmara de Caruaru, Licius Cavalcanti e Rogério Meneses, além dos atuais vereadores Fagner Fernandes e Sérgio Siqueira. 

Mau exemplo – O candidato a vereador Luciel Emerson (PL) é um dos que mais têm prestado contas das sua atividades eleitorais nas mídias sociais. Até aí tudo bem. O problema é que raramente ele aparece usando máscara, contrariando recomendações sanitárias. Se na campanha tem dado esse mau exemplo, imagina se chegar a ser eleito.

Investimento – A Deloitte, maior organização de serviços profissionais do mundo em receita (US$ 47,6 bilhões), número de profissionais (335 mil) e portfólio de serviços, implementará no Recife seu segundo Centro de Tecnologia do País, o primeiro no Norte e Nordeste. O novo projeto irá gerar 80 novos empregos diretos, sendo 50 deles ainda em 2020. 

Endurecimento – Com um cachorro nos braços, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) sancionou o projeto que aumenta a punição para quem pratica maus-tratos contra animais, nesta terça-feira (29), em cerimônia no Palácio do Planalto, em Brasília. A lei vai ser publicada no Diário Oficial da União (DOU) e entra em vigor a partir de hoje (30).

Fins eleitorais – Criticado pelo mercado e por diversos setores da sociedade, o programa Renda Cidadã anunciado pelo presidente Jair Bolsonaro, foi avaliado pelo senador Humberto Costa (PT) como um “estelionato oficial” praticado pelo governo com olho nas eleições de 2022. Pela proposta, Bolsonaro quer retirar dinheiro destinado ao Fundeb para aplicar no programa. 

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO