Mendonça diz que ensino em tempo integral será uma de suas prioridades

Notícias
Por Américo Rodrigo
20 de setembro de 2020 às 17h08min
Foto: Guga Matos

O candidato a prefeito do Recife pelo Democratas (DEM), Mendonça Filho, garantiu neste domingo (20) que o ensino em tempo integral será uma de suas prioridades quando assumir a gestão da Prefeitura do Recife (PCR), a partir de 2021. Durante agenda de campanha na comunidades Alto do Rosário e Vila Boa Vista, ambas em Nova Descoberta, um dos bairros mais populosos da Zona Norte da capital pernambucana, ele ouviu de jovens estudantes pedidos de políticas educacionais que melhorem a oferta e qualidade do ensino público. 

Na comunidade Vila Boa Vista, o estudante Renan Victor Andrade, 17 anos, conversou com Mendonça Filho sobre as carências enfrentadas por ele e os amigos no acesso a uma educação eficiente. Ele também trabalha em uma empresa como assistente administrativo e desenvolve um trabalho social com a juventude do local. Sentados em uma escadaria, o jovem quis saber do candidato quais políticas públicas de educação ele pretende desenvolver, já que afirmou ter acompanhado a gestão do candidato no Ministério da Educação (MEC). 

Atento ao apelo, Mendonça Filho relembrou ao estudante o legado que deixou quando comandou o MEC e garantiu que a educação dos jovens sempre será um dos principais eixos de sua gestão na Prefeitura do Recife (PCR). “No MEC, fortalecemos o ensino público com muitas ações e projetos, como a Política de Educação Conectada e o Programa de Fomento às Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral. O meu compromisso é cada vez mais continuar investindo em educação de qualidade para que os jovens das comunidades carentes do Recife tenham oportunidades no mercado de trabalho e um futuro melhor”, afirmou Mendonça Filho.

As queixas dos moradores se estenderam a outros temas, como melhoria do sistema de saúde, cujo posto de atendimento mais próximo frequentemente está fechado por falta de médicos e assistentes, limpeza do canal para o escoamento do esgoto, pavimentação de ruas importantes que ligam a localidade à principal via de acesso a Nova Descoberta. Além disso, a falta de escadarias e muros de contenção, bem como o esgoto a céu aberto e habitações em situação de risco também foram abordados durante a agenda.  

Caminhando entre os morros da comunidade Vila Boa Vista, Mendonça Filho conversou com vários moradores cujas casas ficam próximas a encostas. Os relatos da negligência da atual gestão municipal quanto à proteção das famílias que moram nesses pontos, uma ameaça constante no período chuvoso, foram unânimes: a gestão de Geraldo Júlio (PSB), que há oito anos governa o Recife, esqueceu essas comunidades, que ficaram orfãs de segurança. 

Caso da doméstica Leda Santana, 51 anos, mãe de seis filhos e avó de três netos, que há 32 anos mora em uma casa cujo terreno não está regularizado, resultado de inúmeras invasões ao longo dos anos, no Alto do Rosário. Para ganhar dinheiro, Dona Leda realiza um bazar de roupas na entrada da residência. A placa de improviso, pendurada em um carrinho velho de supermercado no qual armazena calças, vestidos, bermudas e camisas, é feita em uma folha de papel e qualquer peça custa R$ 1. A casa fica entre uma barreira e outro morro acima.  

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO