O dilema do PDT no Recife
Político em ascensão, o deputado federal Túlio Gadêlha (PDT) está cumprindo o seu primeiro mandato na Câmara Federal. O pré-candidato a prefeito do Recife tem todas as credenciais para disputar o pleito municipal deste ano, mas o pragmatismo do seu partido pode mudar o rumo do que ele tem construído. Aliados do pedetista estavam esperançosos de uma oficialização na última terça (1º), o que não ocorreu.
Se nada acontecer no meio do percurso, a decisão sobre a candidatura de Gadêlha será anunciada em convenção na próxima terça-feira (08). Alguns observadores da política acreditam que até lá é o tempo necessário para que o presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, convença o parlamentar a desistir da ideia. Já uma outra ala está confiante de que o projeto de Túlio enfim será legitimado pelos dirigentes do partido.
Uma coisa é certa: a demora na definição só tem desgastado a própria sigla e o pré-candidato. O argumento de que uma aliança entre PDT e PSB no Recife siga o exemplo de outras capitais ainda é forte. O que também tem pesado nessa conta é o apoio ao nome de Ciro para 2022. O suporte dos socialistas é fundamental para esse plano ganhar consistência e o contexto nacional pode acabar castigando Túlio e levando o partido para o palanque de João Campos (PSB).
Vai voltar – Após uma rodada de conversas com direito a café, almoço e jantar com políticos na capital pernambucana, Carlos Lupi estará de volta ao Recife na próxima semana. Ele vem para acompanhar de perto o desfecho do seu partido para as eleições de novembro e tentar minimizar as sequelas que ficarão pelo caminho.
Vexame – Em visita ao Habitacional Padre Edwaldo, o prefeito do Recife, Geraldo Julio (PSB), foi surpreendido por uma mulher que fez duras cobranças ao gestor. Ele ainda tentou manter um diálogo, mas ficou visivelmente constrangido quando foi confrontado em relação aos respiradores para porcos. O vídeo logo circulou na internet.
Estratégia – O presidente do PSOL Pernambuco, Severino Alves, acompanhado de dirigentes da sigla no Recife, se reuniu nesta quarta-feira (02) com o Grupo Tático eleitoral do PT. A reunião teve como objetivo debater detalhes da aliança que está sendo costurada entre as legendas para a disputa majoritária. O partido já definiu o apoio ao nome da deputada federal Marília Arraes (PT).
Mais polêmica – Está tramitando na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) um projeto que visa proibir a publicidade de material que contenha alusão a preferências sexuais e movimentos sobre diversidade sexual relacionados a crianças no estado. A autoria é do deputado Joel da Harpa (PP).
Fraude – O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) e o Núcleo de Inteligência do MPPE (Nimppe), órgãos do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), apuraram uma grande quantidade de auxílios emergenciais concedidos de forma irregular. As investigações revelaram indícios de que 14.170 servidores estaduais e municipais (ativos e inativos) tiveram acesso ao benefício.