Coluna da quarta-feira

Cenário Político
Publicado por Américo Rodrigo
2 de setembro de 2020 às 00h00min
Foto: Divulgação

Sivaldo ganha força em Garanhuns 

Contando com a presença do presidente estadual do Partido dos Trabalhadores (PT), Doriel Barros, o pré-candidato a prefeito de Garanhuns, Sivaldo Albino (PSB), recebeu o apoio da sigla em um ato realizado na última segunda (31). Com isso, o palanque da Frente Popular na Cidade das Flores está formado até o momento por PSB, PSD, PDT, PCdoB e PT. 

Vereador por quatro vezes e cumprindo o seu primeiro mandato de deputado na Assembleia Legislativa de Pernambuco, Sivaldo foi o mais votado nas eleições de 2018 no município, desbancando Álvaro Porto (PTB), candidato apoiado pelo prefeito Izaías Régis (PTB).

O líder do PSB na Alepe tem investido no fortalecimento do seu grupo para encarar de frente a disputa. A convenção do partido foi marcada para o dia 15 de setembro e o socialista vai enfrentar o peso do ex-prefeito Dr. Silvino Duarte (PT), que é apadrinhado pelo atual gestor.

A eleição promete ser uma das mais acirradas dos últimos tempos, no Agreste Meridional, e o Palácio do Campo das Princesas tem apostado todas as fichas em Sivaldo, que terá como maior desafio derrotar nas urnas um candidato que pretende dar sequência a um governo bem avaliado pelos garanhuenses.

Por cima – Até pouco tempo os membros da direção do PT de Garanhuns tinham a intenção de disputar a eleição de novembro em faixa própria, com o cardiologista Pedro Veloso, mas um movimento através da direção estadual acabou rifando o médico, levando a sigla para apoiar o pré-candidato Sivaldo Albino (PSB). 

Reforço – A prefeita de Caruaru Raquel Lyra (PSDB) recebeu o apoio de mais um partido para o seu projeto de reeleição. Ela esteve nesta terça-feira (1º), em Recife, reunida com o presidente estadual do Avante, Waldemar Oliveira, que garantiu a sigla no palanque da tucana. Apesar de não ter pré-candidatos a vereador, seria um partido a mais que poderia estar se somando a outro grupo. 

Força – O Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) e o Partido Liberal (PL) são mais duas agremiações a integrar a base da pré-candidatura de Miguel Coelho à reeleição em Petrolina. Já estão no palanque do prefeito o MDB, DEM, PTB, PL, PV, PP, PSDB, PSC, Republicanos, Avante, PRTB, PROS e Cidadania. 

Sem veneno – A Alepe abriu consulta popular sobre projeto de lei que proíbe a aplicação de agrotóxicos por via área. A proposta é da deputada Jô Cavalcanti (PSOL). O texto informa que, desde 2008, o Brasil é campeão mundial no consumo de agrotóxicos. Para participar da enquete basta acessar o site: www.alepe.pe.gov.br.

Arquivado – O Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1) arquivou a ação penal em que o ex-presidente Lula era acusado de influenciar contratos firmados entre o BNDES e a Odebrecht. Na sessão de ontem (1º), o relator Néviton Guedes destacou que havia “insuficiência probatória” para seguir com a ação. Com isso, o caso foi encerrado.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO