Coluna da sexta-feira

Cenário Político
Publicado por Américo Rodrigo
28 de agosto de 2020 às 00h00min
Foto: Divulgação

Edson Vieira não deverá ter dificuldades para eleger sucessor

Se a situação já era complicada para a oposição em Santa Cruz do Capibaribe, após a morte de Fernando Aragão (PP) está muito mais. Os grupos políticos não conseguem falar a mesma língua e seguem batendo cabeça sobre a definição de um nome. Tudo indica que deve ser o de Fábio Aragão (PP), filho de Fernando, que realizará uma coletiva de imprensa hoje (28), para anunciar o seu destino na eleição de novembro.

Uma terceira via encabeçada pelo empresário Allan Carneiro (PSD) chegou a ser apresentada, mas o projeto não decolou. A cada dia, o ex-gestor do Moda Center tem perdido apoiadores e recentemente sofreu também um revés na Justiça Eleitoral, onde precisou remover das suas redes sociais um vídeo contra o pré-candidato a prefeito Dida de Nan (PSDB).

Enquanto isso, o tucano segue cumprindo agendas de rua e recebendo apoios. Ele é o atual vice-prefeito e foi indicado para a sucessão de Edson Vieira (PSDB). Já o ex-secretário Joselito Pedro foi escolhido para formar a chapa com Dida há cerca de duas semanas. Com um governo bem avaliado pelos santa-cruzenses, o atual gestor não deverá encontrar muitas dificuldades para emplacar seu substituto.

Reforço – Dida de Nan conta com o apoio de peso da deputada e presidente estadual do PSDB, Alessandra Vieira, que apesar de estar no seu primeiro mandato realiza um excelente trabalho na Assembleia Legislativa de Pernambuco. A parlamentar tem acompanhado de perto grande parte das ações de pré-campanha.

Reduziu – O Atlas da Violência 2020, elaborado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública e lançado ontem (27), analisa dados da criminalidade no País entre 2008 e 2018. A publicação destaca o avanço de Pernambuco na Segurança Pública com números expressivos de redução. Para o governador Paulo Câmara (PSB), o Atlas retrata todo o esforço realizado através do programa Pacto pela Vida.

Investimentos – A deputada Priscila Krause (DEM) destacou os repasses de R$ 2 bilhões da União ao Governo de Pernambuco para ações de enfrentamento à Covid-19 e compensação por perdas de receita em razão da pandemia. Ela frisou que a queda na arrecadação totalizou R$ 1,2 bilhão e sugeriu que a diferença de valores seja utilizada para a conclusão de obras na área da saúde, a exemplo da finalização do Hospital da Mulher em Caruaru.

Denúncia – O senador Humberto Costa (PT) denunciou nesta quinta-feira (27), a falta de medicamentos adequados na rede pública de saúde, para tratar as crianças vítimas da síndrome inflamatória multissistêmica grave, causada pela Covid-19. Ele acusou o governo federal de omissão. O parlamentar afirmou que crianças estão morrendo à espera da medicação.

Novo comando – O ministro Humberto Martins tomou posse, nesta quinta-feira (27), como novo presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), para um mandato de 2 anos. O novo vice-presidente é o ministro Jorge Mussi. Eles substituíram o ministro João Otávio de Noronha e a ministra Maria Thereza de Assis Moura.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO