Coluna da terça-feira

Cenário Político
Por Américo Rodrigo
25 de agosto de 2020 às 00h00min
Foto: Roberto Soares

Um cenário de incertezas

Com convenção marcada para o dia 15 de setembro, o MDB ainda segue indefinido sobre qual estratégia será adotada em Caruaru. O nome mais competitivo para disputar a prefeitura é o do deputado estadual Tony Gel (MDB). Porém, de acordo com o que o Blog Cenário apurou, a situação para o emedebista é bastante adversa, e não é só pelo cenário da pandemia.

Apesar de Tony vir numa crescente votação, que tem garantido a ele uma cadeira na Assembleia Legislativa de Pernambuco, o seu grupo político amargou três derrotas consecutivas em eleições municipais. O fator financeiro juntamente com a debandada de algumas lideranças que foram em busca de espaço em outros palanques são alguns pontos que fazem o emedebista avaliar com cautela qual caminho seguirá.

O parlamentar tem a vantagem de ser conhecido e caso decida entrar no jogo, não precisa gastar tempo se apresentando ao eleitorado caruaruense. Tony foi procurado pelo presidente municipal do PSB, Marcelo Gomes, mas as conversas não avançaram, o que tem mantido o ex-prefeito ainda no isolamento. Hoje ele conta apenas com um partido: o seu.

Dificilmente Tony Gel lançará o seu filho, Tonynho Rodrigues (MDB), para o sacrifício, já que as condições não são muito diferentes da sua. Um cenário mais provável seria a aliança inédita com o deputado estadual José Queiroz (PDT), que sonha com o empresário de eventos na vice.

Outra possibilidade – Há quem acredite que uma união entre o deputado Tony Gel (MDB) e a prefeita de Caruaru Raquel Lyra (PSDB) não estaria descartada por completo. Existe um elo entre os dois, que é o senador Fernando Bezerra Coelho (MDB). Mesmo difícil de acontecer, essa adesão mudaria todo o cenário político da cidade.

Proporcional – A demora em tomar uma decisão pode acabar enfraquecendo e esvaziando a chapa proporcional, prejudicando quem deseja buscar por uma cadeira na Casa Jornalista José Carlos Florêncio. Atualmente o MDB tem enfrentado dificuldades em encontrar mulheres para chegar a porcentagem determinada pela Justiça Eleitoral.

Patrono do Brega – A deputada estadual Teresa Leitão (PT) concedeu ontem (24), durante a reunião da Comissão de Constituição, Legislativa e Justiça (CCJ), parecer favorável ao título de “Patrono do Brega” para o cantor Reginaldo Rossi, falecido em 2013. “O título é muito bem concedido no sentido da identidade que Reginaldo tinha com o brega, que traz poesia e uma real leitura do cotidiano”, pontuou.

Transparência – A deputada estadual Gleide Ângelo lançou ontem (24), em suas redes sociais, o projeto “Segunda com Lei”, onde apresenta detalhes sobre as 26 leis de sua autoria sancionadas ou promulgadas. A parlamentar foi a mais votada em 2018, e tem procurado prestar contas do mandato através da internet.

Deu ruim – O Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, negou ontem (24) um pedido para anular buscas e apreensões realizadas no gabinete do líder do governo na Casa, senador Fernando Bezerra Coelho (MDB). O parlamentar e o filho, o deputado federal Fernando Filho (DEM), são suspeitos de receber R$ 5 milhões em propinas por desvios de obras públicas entre 2012 e 2014.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO