Bolsonaro mira o Nordeste
De olho na sua reeleição em 2022, o presidente Jair Bolsonaro tem investido em visitas no Nordeste, região onde obteve sua menor votação em 2018. Dentro de um mês, ele já visitou a Bahia, Sergipe e na última sexta-feira (21) o Rio Grande do Norte, onde entregou habitacionais e dessalinizadores. Essas agendas devem ser intensificadas até o fim do ano.
Apesar dos mais de 110 mil mortos pela Covid-19 no país, a popularidade de Bolsonaro apresentou uma alta no Nordeste. Segundo pesquisa realizada pelo Poder Data, atualmente o presidente é aprovado por 38% dos eleitores da região, com conceito de bom ou ótimo. No início do mês, esse índice era de 26% dos entrevistados.
Como todos já sabem, um dos fatores que impulsionou o crescimento de Bolsonaro no Nordeste foi o auxílio emergencial. O benefício tem contribuído para um aumento real da massa de rendimentos dos brasileiros. Durante um dos eventos que participou no RN, na última semana, o presidente foi questionado por uma apoiadora sobre a prorrogação do auxílio, e logo afirmou: “Até dezembro, só não sei o valor”.
O Nordeste sempre foi considerado um reduto eleitoral da esquerda e não é à toa que Bolsonaro vem fazendo diversos acenos à região. À frente de uma pasta com R$ 33 bilhões de orçamento, o ministro do Desenvolvimento Regional Rogério Marinho lidera um plano de investimentos de infraestrutura que tem causado impacto na vida de pessoas com baixa renda.
Com a perda de apoio em setores da classe média, Bolsonaro mira no Nordeste para tentar chegar forte nas próximas eleições presidenciais. O teste para saber se esse movimento vai causar algum efeito real será nas eleições municipais deste ano, onde aliados do Planalto vão disputar prefeituras e espaços no legislativo.
Cabeça quente – Bolsonaro andava distante das polêmicas, mas foi só ser perguntado ontem (23), por um jornalista, sobre os depósitos feitos pelo policial militar aposentado e ex-assessor Fabrício Queiroz, na conta bancária da primeira-dama Michelle Bolsonaro, que o presidente perdeu a linha. “Minha vontade é encher tua boca com uma porrada”, disparou.
Viralizou – Bastou a covardia do presidente Jair Bolsonaro ser divulgada na internet, que o fato logo ocupou o primeiro lugar nos Trending Topics do Twitter. Artistas, jornalistas e políticos saíram em defesa da repórter do O Globo.
Advertência – Em nota, o PSDB criticou a postura de Bolsonaro por ter agredido verbalmente o jornalista, em Brasília, neste domingo (23). “O presidente volta a mostrar apreço por posturas agressivas e antidemocráticas. Desrespeita a liberdade de imprensa, em atitude que não condiz com o cargo que ocupa”, diz um trecho do texto.
Data marcada – O MDB Caruaru escolheu o 15 de setembro para realizar a sua convenção. É o penúltimo dia para oficializar as candidaturas. A dúvida é se o deputado estadual Tony Gel (MDB) vai encarar mais uma vez a disputa pela prefeitura do município, ou lançar o seu filho Tonynho Rodrigues (MDB).
Bastidores – Existe uma expectativa de que Tonynho Rodrigues (MDB) possa fazer uma dobradinha com o deputado e pré-candidato José Queiroz (PDT). Aliados dos dois grupos fazem gosto desse movimento, mas apesar de ter algumas sinalizações nesse sentido, ainda não existe nada de concreto para a aliança.