Gestores em comum
Por ironia do destino, dois dos gestores mais bem avaliados do estado fazem oposição ao governador Paulo Câmara (PSB). São eles: Anderson Ferreira (PL) e Miguel Coelho (MDB), prefeitos de Jaboatão dos Guararapes e Petrolina, respectivamente. E as semelhanças não param por aí. Ambos estão montando uma grande frente de partidos em busca da reeleição.
Atuando em locais distintos — Anderson na Região Metropolitana do Recife, e Miguel no Sertão —, a expectativa é de que eles busquem voos mais altos. Os dois devem ser protagonistas na disputa pelo Palácio do Campo das Princesas, em 2022, caso obtenham êxito nas eleições de novembro, e nessa conta também entra a prefeita de Caruaru Raquel Lyra (PSDB), que é sempre lembrada para essa missão.
Recentemente Miguel abriu uma dissidência dentro do próprio partido, já que, mesmo o MDB encabeçando uma candidatura própria em Jaboatão, ele manteve o seu apoio à reeleição de Anderson Ferreira. Mesmo com todo o protagonismo político de Miguel Coelho, existe uma disputa silenciosa pelo comando da legenda, que integra hoje a Frente Popular de Pernambuco e é presidido por Raul Henry (MDB), o que deve dificultar um passo mais largo do gestor sertanejo.
Mudança – Miguel Coelho só teria um maior protagonismo no MDB, caso a direção nacional do partido passasse o bastão para ele ou o seu pai, o líder do governo Bolsonaro no Senado, Fernando Bezerra Coelho. Mas por enquanto o partido segue firme e forte na base socialista e Miguel continua dançando conforme a música.
Testagem – Ainda neste mês começa a funcionar o primeiro centro de processamento de exames de biologia molecular (R-PCR) para detecção do vírus da Covid-19 do interior do estado. Esta é uma parceria da instituição federal com a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), Ministério da Educação (MEC), Prefeitura de Petrolina e parceiros privados.
Calendário – O PT Caruaru marcou para o dia 13 de setembro a sua convenção que vai oficializar o nome de Marcelo Rodrigues candidato a prefeito do município. Na mesma data, o PSDB também vai oficializar a candidatura de Raquel Lyra, que vai em busca da sua reeleição. As próximas semanas prometem ser movimentadas.
Cancelado – A Prefeitura de Caruaru informou ontem (21) que, devido ao cenário de pandemia, as solenidades previstas para o 7 de setembro, dia em que se comemora a Independência do Brasil, serão suspensas este ano. A proposta é evitar aglomerações e assim combater a proliferação da Covid-19 no município.
Aglomeração – O presidente Jair Bolsonaro entregou ontem (21), em Mossoró, no Rio Grande do Norte, 300 unidades habitacionais. Ele foi ovacionado pelos apoiadores que se amontoaram no local. O presidente chegou acompanhado pelos ministros potiguares Rogério Marinho e Fabio Faria, do Desenvolvimento Regional e Comunicações, respectivamente. Entre a população, muitos não estavam usando máscara.