Mendonça mostra entrosamento com governo Bolsonaro
Apesar do Recife ter dois pré-candidatos que são assumidamente bolsonaristas, o que tem mostrado mais articulação junto ao governo Bolsonaro é o ex-ministro da Educação e também pré-candidato Mendonça Filho (DEM). Em recente pesquisa do Instituto Conectar, o democrata foi o pré-candidato que mais teve o nome associado ao presidente, apontado por 32% dos entrevistados, seguido por Daniel Coelho (Cidadania) com 16%.
O auxílio emergencial foi o start para que a popularidade do presidente começasse a crescer no Nordeste, e essa nova fase deve contribuir muito para capitalizar os votos desse eleitorado para o nome que deve conquistar o seu apoio. Mendonça defendeu Bolsonaro no segundo turno das eleições presidenciais e tem afirmado que para governar o Recife e implementar projetos na área de habitação, saúde, educação e segurança é importante estar alinhado ao Governo Federal.
Nas últimas semanas ele esteve reunido com os ministros Rogério Marinho, André Mendonça, Fábio Faria e Tarcísio Freitas, apresentando uma série de demandas voltadas para a capital pernambucana. A busca por investimentos e ações para o Recife junto aos ministérios pode aproximar ainda mais Mendonça do eleitorado de Bolsonaro e fortalecer o ex-deputado na corrida pela Prefeitura do Recife.
Moradia – O ex-ministro e pré-candidato a prefeito do Recife, Mendonça Filho (DEM), criticou o prefeito Geraldo Júlio (PSB) por anunciar a construção de novo habitacional no Bode, faltando quatro meses para terminar o governo. De acordo com Mendonça, servirá apenas para produzir imagens para a campanha de João Campos (PSB).
Libras – Nesta semana foi sancionada a lei de autoria do deputado estadual Gustavo Gouveia (DEM), garantindo a presença de Tradutor e Intérprete da Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS – durante o trabalho de parto, parto e pós-parto imediato. Com a aprovação, hospitais, maternidades, casas de parto e estabelecimentos similares da rede pública e privada de Pernambuco devem permitir a presença do profissional sempre que solicitado.
Novo pedido – O deputado estadual José Queiroz (PDT) solicitou ao Governo do Estado que seja autorizado o funcionamento de casas de recepções e equipamentos culturais. O parlamentar defende que essas atividades econômicas, suspensas desde março por conta da pandemia do novo coronavírus, sejam retomadas com protocolos rígidos de segurança sanitária.
Top 5 – O deputado federal Raul Henry (MDB) foi um dos escolhidos no Prêmio Congresso em Foco 2020. O parlamentar ficou em 4º lugar na categoria especial “Defesa da Educação”.
Congelamento – A Câmara decidiu, nesta quinta-feira (20), manter o veto do presidente Jair Bolsonaro à possibilidade de aumento para servidores públicos no perído que vai até o fim de 2021. Foram 316 votos a favor do veto e 165 contra, além de duas abstenções. A decisão dos deputados reverte a derrota sofrida pelo governo no Senado na quarta (19)