Coluna da quinta-feira

Cenário Político
Por Américo Rodrigo
20 de agosto de 2020 às 00h00min
Fábio Rodrigues Pozzebom

Guedes perde força no governo

Visto como “posto Ipiranga” antes mesmo de Bolsonaro chegar ao Planalto, Paulo Guedes tem sido alvo de frequentes críticas por parte dos deputados, senadores e militares ligados ao governo. De olho na reeleição do presidente, membros do Centrão têm ido de encontro aos rumos da política econômica aplicada pelo ministro.

Aos poucos o presidente vai ficando refém dos novos aliados, que já ameaçam fritar Guedes, caso o Renda Brasil, responsável por substituir o Bolsa Família, não tenha efetividade. A agenda liberal e o compromisso com o teto de gastos firmados ainda nas eleições passaram a ser dúvida. Outro fato que também enfraqueceu Guedes foi a debandada de parte da equipe econômica. Os mais recentes alegaram o não avanço das privatizações e da reforma administrativa.

De acordo com analistas políticos, hoje Paulo Guedes é o ministro mais frágil do governo. Esse clima também tem causado tensão no mercado financeiro, um dos grandes responsáveis por eleger Bolsonaro, justamente por causa da agenda econômica. Diante de um eminente desgaste no ar, fica a interrogação se Guedes será o próximo a ser abandonado no meio do caminho.

Meio-termo – O presidente Jair Bolsonaro afirmou hoje (19), em cerimônia ao lado do ministro da Economia Paulo Guedes, que espera, em parceria com o Congresso Nacional, encontrar um ‘meio-termo’ sobre a prorrogação do auxílio emergencial. Atualmente o valor é de R$ 600, mas integrantes da área política tentam R$ 300.

Proteção – O Senado Federal derrubou o veto do presidente Jair Bolsonaro ao texto que torna obrigatório o uso da máscara de proteção individual. Bolsonaro havia vetado a obrigatoriedade das máscaras em indústrias, lojas, templos, escolas e outros locais fechados, o que foi barrado pelo Senado.

Vitória – O deputado federal Fernando Rodolfo (PL) comemorou a aprovação do projeto de lei que trata do rateio dos precatórios do FUNDEF. O PL, já havia sido aprovado na Câmara dos Deputados e agora também no Senado Federal. O parlamentar usou sua rede social para comunicar a centenas de professores que esperavam ansiosos a decisão.

Destaque – Pernambuco foi um dos quatro estados brasileiros que se destacaram em uma pesquisa conduzida pela ONG Artigo 19, sobre o planejamento do acesso à água para a população durante a pandemia.
“Para nós é motivo de orgulho e satisfação ter todo o trabalho que realizamos no enfrentamento à Covid-19, e que ainda está em andamento, reconhecido nacionalmente”, comemorou a presidente da Compesa, Manuela Marinho.

Pesquisa – O PT Caruaru ingressou junto à Justiça Eleitoral com uma representação contra uma pesquisa eleitoral que tem sido veiculada no município. De acordo com o presidente do partido, Leo Bulhões, existe uma tentativa de anular Marcelo Rodrigues do cenário eleitoral, já que não traz o nome do pré-candidato. O documento também pede que a pesquisa seja suspensa imediatamente.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO