Comissão de Educação da Alepe debate retomada das aulas presenciais

Notícias
Publicado por Américo Rodrigo
13 de agosto de 2020 às 11h27min
Foto: Rinaldo Marques

A retomada das aulas presenciais em Pernambuco voltou a ser tema de debate na Assembleia Legislativa. Nesta quarta (12), a Comissão de Educação reuniu gestores públicos e representantes de professores, de estudantes e de donos de colégios particulares para discutir o retorno das atividades. O fechamento das instituições de ensino por meio de um decreto do Governo do Estado, em razão da pandemia da Covid-19, aconteceu em março, mas, até agora, ainda não há uma data para reabertura. 

O presidente da Comissão, deputado Romário Dias (PSD), lembrou que, no início de junho, o grupo parlamentar realizou um primeiro encontro sobre o tema. “A partir desta nova reunião, vamos elaborar um relatório que será encaminhado ao Governo do Estado. Esperamos que o conteúdo ajude o governador Paulo Câmara a tomar as providências mais acertadas”, afirmou.

O secretário estadual de Educação, Frederico Amancio, afirmou que gostaria de poder anunciar uma data de retorno das aulas presenciais, mas destacou que quem tomará essa decisão é o Comitê do Plano de Convivência com a Covid-19. “O mundo inteiro está preocupado com a questão do ensino, mas, no Brasil, o problema é mais grave devido à desigualdade social, que atinge as famílias dos alunos da rede pública”, avaliou.

Para Teresa Leitão (PT), não fossem as atitudes centradas de governadores e prefeitos, bem como a suspensão das aulas, “o pranto e a indignação da população brasileira nesta pandemia seriam maiores”. “Houve um corte de aprendizagem, mas está havendo um aprendizado de vida, tanto para coisas negativas quanto para positivas. Este será um novo ano letivo, que pode até formar seres humanos melhores”, enfatizou.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO