Coluna da segunda-feira

Cenário Político
Publicado por Américo Rodrigo
10 de agosto de 2020 às 00h00min
Foto: Vinicius Loures

MDB deve ir de João Campos

Apesar das inúmeras tentativas do senador Fernando Bezerra Coelho (MDB) para que o MDB dispute em faixa própria a Prefeitura do Recife, os planos tendem a dar errado. O partido até chegou a ensaiar o nome do deputado Raul Henry (MDB) para o pleito, mas essa tese foi aos poucos perdendo força. Após diversas consultas, o partido vai anunciar amanhã (11) qual o seu destino nestas eleições, e a continuação de uma aliança com o PSB é a tendência mais provável a acontecer.

A história entre os dois partidos começou ainda em 2012, na primeira eleição de Geraldo Julio (PSB), e a sinalização de que ela pode continuar sendo escrita foi o encontro que aconteceu na semana passada entre o deputado federal e pré-candidato a prefeito do Recife, João Campos (PSB), e a maior liderança do MDB no estado, o senador Jarbas Vasconcelos (MDB). Nos bastidores, o MDB tem ganhado força para assumir a vice na chapa do socialista, e o nome do primeiro suplente de Jarbas, Fernando Dueire (MDB) é o mais cotado, visando agregar mais experiência ao projeto liderado por João.

Já na outra ponta do estado os dois partidos são como água e óleo. Petrolina é comandada por Miguel Coelho (MDB) e tem como um dos maiores adversários na cidade o PSB. Conjunturas municipais à parte, o cenário na capital pernambucana vai tomando forma e caso os emedebistas ocupem mesmo a vaga na chapa socialista, essa não será uma dobradinha inédita entre os dois partidos, já que em 2014 Raul foi vice em uma composição vitoriosa com o governador Paulo Câmara (PSB). A tendência é que nos próximos dias as pré-candidaturas acabem se afunilando, e o cenário ficará cada vez mais claro.

Opção – Apesar de um ensaio de rompimento, dentre as pré-candidaturas colocadas no Recife, a do PSB é a mais confortável para o MDB apoiar diante do cenário político que se apresenta no momento. Disputar em faixa própria seria uma aventura, já que o partido não se prepara para encabeçar uma majoritária na capital pernambucana há alguns anos.

De olho – O PSOL Pernambuco colocou à disposição o nome do presidente estadual do partido, Severino Alves, para ocupar a vaga de vice na chapa da deputada e pré-candidata a prefeita do Recife Marília Arraes (PT). A legenda foi a primeira a definir apoio ao projeto encabeçado pela petista.

Comparação – Ao prestar contas de ações realizadas pela Prefeitura de Caruaru, a equipe de comunicação tem investido em fazer comparações. A ideia é de apresentar ao eleitor caruaruense como encontrou alguns dos equipamentos públicos e como eles estão atualmente.

Pedra no sapato – A militância do deputado José Queiroz (PDT) recebeu na última sexta-feira (07), um verdadeiro banho de água fria. Bem na semana que o pedetista mudou o tom sobre as eleições municipais, o MPPE ajuizou uma ação pública contra o ex-prefeito. Queiroz não deve ficar inelegível, mas o fato causa um grande desgaste e deverá ser usado pelos seus adversários.

Tragédia – O Brasil ultrapassou a triste marca de 100 mil mortes por Covid-19, no último sábado (08). Para minimizar o fato, a Secretaria de Comunicação do Planalto realizou uma série de postagens sobre ações realizadas pelo Governo Federal de combate à pandemia do novo coronavírus. Nenhuma delas faz menção ao número atingido.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO