O deputado distrital Jorge Vianna (Podemos),representante dos auxiliares e técnicos de enfermagem, afirmou na manhã de ontem (21) no Recife que a situação de trabalho da categoria é “uma vergonha” e que em alguns casos os profissionais “recebem salário de menos de mil reais”. A afirmação do parlamentar foi feita depois de ter visitado o Hospital da Restauração, a Unidade Covid-19 Coelhos, Imip e a Unidade do SAMU.
O deputado veio ao Recife a convite de Francis Herbert, presidente licenciado do Satenpe (Sindicato dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem de Pernambuco) e da diretoria da entidade.
“Pensei que aqui (Recife), por ser uma das capitais mais importantes do Brasil, tivesse um pouco melhor, mas não é realidade. Um salário de menos de mil reais, menos de um salário mínimo, chega a ser inconstitucional e vergonhoso”, disse Jorge Vianna.
Ele está captando imagens para um documentário sobre as condições de trabalho da categoria.
“O que eu vejo é que o enredo é o mesmo, só mudam os protagonistas. Vejo que os governantes, de quaisquer partidos, não estão dando atenção à essa categoria que hoje se tornou a grande protagonista do combate à Covid-19”, disse Jorge Vianna, que exerceu a profissão de técnico de enfermagem em Brasília antes de eleger-se deputado.
Jorge Vianna é presidente da Comissão de Educação, Saúde e Cultura e membro da Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF).