Caso realmente não dispute a Prefeitura de Caruaru, o deputado estadual José Queiroz (PDT) vai ter dificuldade de encontrar um nome para sucedê-lo, já que o pedetista nunca se preocupou em formar novas lideranças para as próximas gerações. Um nome natural para essa substituição seria o do secretário estadual Alberes Lopes, mas ele está impossibilitado até de votar em Caruaru, já que transferiu o domicílio eleitoral para a capital pernambucana.
Apesar de o partido contar hoje com os vereadores Fagner Fernandes e Sergio Siqueira, nenhum dos dois tem o mesmo peso do ex-prefeito para encarar essa disputa. Queiroz já deu indicativos de que não dá para participar das eleições no formato atual, e cada vez mais aumenta a expectativa de qual caminho deverá traçar. Um bom nome seria o do deputado federal Wolney Queiroz (PDT), mas hoje ele ocupa a liderança do seu partido na Câmara Federal e dificilmente toparia encarar esse desgate.
É certo que o grupo precisa colocar o time em campo para garantir a reeleição dos seus aliados na Câmara Municipal e marcar território para as eleições de 2022, mas o caminho também pode ser de baixar a guarda e apoiar um candidato de outro partido. Não se pode desprezar a força e o tamanho de Queiroz em Caruaru, mas enquanto o tempo vai passando, os demais adversários vão se movimentando.