Ontem (09), o deputado federal João Campos (PSB) recebeu em seu gabinete entregadores de aplicativo (iFood, Rappi, Uber Eats, entre outros) para ouvir os pleitos do segmento e confirmou apoio à luta deles. O parlamentar apresentará um projeto de lei para alterar a Política Nacional de Mobilidade Urbana (Lei Nº 12.587) e assegurar que municípios regulem estes serviços.
“Isso foi feito da mesma forma no caso da Lei do Uber. Precisamos determinar a competência municipal para centralizar a atuação por melhores condições de trabalho para essas pessoas”, destacou João, acrescentando que, paralelamente, criará uma série de propostas que possam nortear o conjunto de municípios que compõem a Região Metropolitana do Recife (RMR), onde a demanda tende a ser maior.
João vai trabalhar em conjunto com os entregadores com o intuito de levar uma proposta para que a prefeitura discuta com as empresas demandas como: valor mínimo para o entregador por corrida, seguros de vida e saúde, cobertura previdenciária e pontos de apoio.
Também participaram da conversa Laleska dos Santos (Presidente da UJS do Recife), César Silva (entregador da Rappy por bicicleta), Geucimar (professor de História e entregador de aplicativo), Pedro Caldas (vice-presidente da UJS do Recife e fotógrafo), André Costa (advogado e professor de Direito) e Rodolpho Albuquerque (entregador de aplicativo por moto).
No dia 1° de julho, entregadores de aplicativos realizaram uma greve nacional por melhores condições de trabalho. A grande paralisação foi respeitada e compreendida pelo público em geral, que aplaudia os trabalhadores ao vê-los passar nas ruas.