Pesquisa embola eleição no Recife

Notícias
Por Américo Rodrigo
7 de julho de 2020 às 14h45min
Foto: Andréa Rêgo Barros

A oposição no Recife é dividida em dois blocos: o da deputada federal Marília Arraes (PT), que já teve o nome mais do que confirmado pela Executiva Nacional do seu partido, e outro grupo formado por diversos pré-candidatos que estão cada vez mais longe de chegar a um entendimento. Do outro lado, com a bênção de Paulo Câmara (PSB) e Geraldo Julio (PSB), a Frente Popular segue apostando no deputado federal João Campos (PSB).

Ontem (06) o Instituto Simplex Consultoria, dirigido pela economista Bruna Claudino, estreou na capital pernambucana. A pesquisa encomendada pela CBN mostrou que três nomes do campo conservador estão com boas chances: o deputado federal Daniel Coelho (Cidadania), o ex-ministro da Educação Mendonça Filho (DEM) e a delegada Patrícia Domingos (Podemos). Esta última sendo a menos conhecida de todos, já que é neófita na política.

Desde antes que eles se colocassem como pré-candidatos, a eleição do Recife sempre foi polarizada entre os primos Marília Arraes e João Campos, que vinham figurando entre os favoritos para a Prefeitura. Seja pela rivalidade familiar, seja pela tentativa de sabotagem do PSB à candidatura petista.

Diversos postulantes ao Palácio do Capibaribe criticaram a metodologia aplicada pela pesquisa divulgada ontem. O que se sabe é que o pleito deste ano tem tudo para ser um dos mais acirrados, já que os dois campos da oposição lutam pelo fim do ciclo socialista em Pernambuco. Ainda tem muita água para rolar e novos fatos devem surgir ao passar dos dias, mas é certo que a pesquisa serviu para esquentar ainda mais o cenário político, e trabalhar as estratégias a partir de então.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO