O senador Humberto Costa (PT) recebeu duras críticas por ter votado contrário ao projeto do Marco Regulatório do Saneamento Básico, aprovado na última semana. Na prática, o PL 4.162/2019 amplia a participação de empresas privadas no fornecimento de água e na coleta e tratamento de esgoto. Na visão do petista, não tinha necessidade de o texto ser votado durante a pandemia. Segundo ele, só servirá para atender aos interesses do capital privado.
O parlamentar é acusado por seus opositores de ter votado contra a população, já que metade dos brasileiros estão fora da rede regular de água e esgoto. Humberto é um dos políticos mais influentes nas mídias digitais, e isso também tem um ônus, já que acaba ficando mais exposto em relação aos seus posicionamentos e votos.
O senador é um crítico ferrenho de Bolsonaro e recentemente também virou alvo dos apoiadores do presidente, por ter se colocado contrário ao uso da cloroquina no tratamento do novo coronavírus. O parlamentar sempre exerceu cargos de destaque e tudo isso tem um preço. Apesar de Humberto sair bem na fita com os seus aliados, muitas vezes acaba sendo vítima de fake news por parte dos seus adversários.