Nesta semana, após as duas ocorrências de reaparecimento de óleo nas praias de Alagoas (Gameleira, próxima ao Pontal de Coruripe) e Pernambuco (Muro Alto e Cupe, vizinhas a Porto de Galinhas), apontadas pelas ONGs Instituto Amigos da Natureza e Salve, Maracaípe, o deputado federal João Campos (PSB), relator da CPI do Óleo, entrará com requerimento de informações solicitando esclarecimentos com urgência aos órgãos federais responsáveis (Ibama e Marinha).
“Até o momento, Ibama e Marinha não se pronunciaram sobre o óleo que apareceu em praias de Pernambuco e também em Alagoas. Mas, em princípio, o levantamento das ONGs aponta para o que seria o óleo do vazamento ocorrido ainda no ano passado”, alerta o deputado. Segundo João Campos, o que estava visível foi recolhido, mas sabe-se que há material enterrado e que pode sempre reaparecer a cada subida e descida de maré.
Por causa da pandemia, foi decretado que todas as comissões do parlamento estão com seus trabalhos suspensos temporariamente, mas isso não impede a ação parlamentar de um deputado em virtude dos acontecimentos que pedem atuações emergenciais e precisas. Além disso, com a reativação das comissões, a CPI do Óleo trabalhará pela conclusão do relatório acerca do vazamento ocorrido no segundo semestre de 2019.