Em coletiva de imprensa realizada na manhã desta segunda-feira (15), a prefeita Raquel Lyra (PSDB) recuou da recomendação de não acender fogueiras em Caruaru, e anunciou que vai publicar ainda hoje, um decreto que proíbe a venda de lenha e o acendimento de fogueira na cidade.
A decisão veio após o questionamento do Blog Cenário sobre a prefeitura não ter seguido a orientação do Ministério Público, que recomendou que as prefeituras proibissem fogueiras e fogos de artifício durante a pandemia do novo coronavírus, para evitar que os hospitais recebam pacientes com problemas respiratórios causados pela fumaça ou vítimas de queimaduras.
O que chamou atenção foi o desconforto causado durante as respostas. O secretário de Saúde Francisco Santos disse que a pasta percebeu um aumento no número de atendimentos por problemas respiratórios, por causa do número de fogueiras para celebrar a véspera de Santo Antônio, e que pelo ponto de vista da saúde, é necessário fazer uma restrição ainda maior, porém o município optou por não fazer a proibição neste momento.
Imediatamente após a resposta do secretário, a prefeita Raquel Lyra afirmou que ainda hoje assinaria o decreto proibindo a realização de fogueiras e venda de lenhas em Caruaru, o que mostrou um desencontro de informações dentro do governo.