Pingueiras no teto, paredes úmidas, baldes espalhados pelo chão. As chuvas dos últimos dias trouxeram à tona a triste realidade do Hospital da Policia Militar de Pernambuco. Após receber várias denúncias, fotos e vídeos durante o final de semana, o deputado Joel da Harpa (PP) decidiu ingressar com um pedido de instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar a administração dos investimentos recebidos por aquela unidade de saúde.
Para Joel, a CPI é urgente e fundamental em respeito ao esforço que os policiais e bombeiros têm feito através do Sistema de Saúde dos Militares Estaduais (Sismepe). “Polícias e bombeiros têm denunciado que contribuem todos os meses com valores dos seus vencimentos, mas não têm visto a aplicação correta desses valores. Viemos percebendo que, ao longo dos anos, o Hospital da PMPE tem sofrido com ausência de investimento mas também com a ingerência”, explica o parlamentar.
Antes da pandemia, o funcionamento do hospital já estava precário. UTIs lotadas, dificuldades de atendimento, marcação de consulta, de materiais como lençóis, falta de exames. O sofrimento é maior ainda para os policiais e bombeiros do interior do estado. “Ao longo do nosso mandato, destinamos emendas parlamentares na tentativa de tentar minimizar os problemas estruturais. Policiais e bombeiros militares precisam de uma assistência mínima de saúde”, conclui.