Durante pronunciamento na sessão desta quinta-feira (07), na reunião on-line da Alepe, o deputado estadual José Queiroz (PDT) falou sobre os impactos da pandemia no mundo inteiro e destacou os exemplos de países como Noruega, Finlândia e Dinamarca que seguiram rigorosamente o isolamento social e estão voltando, aos poucos, com suas atividades.
Queiroz lamentou a postura do presidente do Brasil, que caminha na contramão das orientações da Organização Mundial de Saúde e estimula aglomerações como a do último domingo, em Brasília. “Esse estímulo pode levar as pessoas ao corredor da morte e estabelecem uma cadeira elétrica para os parentes próximos”, comparou.
Queiroz destacou também que Pernambuco não é diferente do mundo e que a transparência, que deve haver em todos os estados na contabilização do número de casos e mortes, tem sido um diferencial no Estado – que aparece em primeiro lugar no ranking de transparência da Covid-19, divulgado pela Open Knowledge Internacional – a fim de agir de maneira rápida no socorro às vítimas.
Mais de 1200 leitos foram criados emergencialmente em Pernambuco, sete hospitais de campanha foram implantados, além do anúncios de abertura de mais três hospitais de campanha no interior (Caruaru, Serra Talhada e Petrolina). “Não é hora de politizar a doença. Precisamos juntar todos os esforços e concentrar as energias para correr contra o tempo. E aqui deixo minha solidariedade a todos os prefeitos e governadores que estão empenhados no combate”, afirmou Queiroz.