Como já tinha anunciado, na manhã de ontem (23), a prefeita Raquel Lyra (PSDB) assinou o decreto que estabelece regras para o uso de máscaras em Caruaru. O documento foi publicado ainda durante a noite desta quinta-feira, e passa a valer a partir da próxima segunda (27).
De acordo com o texto, o uso de máscaras individuais, descartáveis ou artesanais, será obrigatório para todas as pessoas nas repartições públicas, em estabelecimentos comerciais e industriais, bancos e casas lotéricas. O uso também será obrigatório para os o serviços de transporte coletivo ou individual de passageiros como taxi e aplicativos de viagem.
O decreto ainda faz uma recomendação para o uso das máscaras em espaços públicos, como ruas e avenidas, para evitar a disseminação do novo coronavírus. Os locais que descumprirem a obrigatoriedade e permitirem a entrada de clientes sem máscara, poderão ter o alvará de funcionamento suspenso e seus responsáveis enquadrados na lei de infração de medida sanitária preventiva, que prevê pena de um mês a um ano de detenção, e multa. Em caso de reincidência, as empresas poderão ainda ter o alvará cassado.