Segundo o Observatório Social da Covid-19 da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), 42 milhões de brasileiros não tem acesso à internet. Neste período de isolamento social, a maioria das opções de informação, educação, entretenimento e lazer precisam de um dispositivo conectado à internet para funcionar de forma plena.
O deputado Felipe Carreras (PSB), apresentou um ofício ao ministro de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Marcos Pontes, cobrando soluções para a devida inclusão digital destes brasileiro. “Milhões de pessoas estão sofrendo pelo isolamento social e os impactos que isso tem causado. Muitos deles estão sem acesso à educação, cultura e ao lazer. Precisamos de uma forte intervenção pública para mudar essa realidade”, ressaltou.
O Parlamentar sugeriu que, no advento do leilão da tecnologia 5G, sejam incluídos mecanismos democratizantes, os quais obriguem o fornecimento do serviço de internet para todos os brasileiros. “Nesse período de pandemia, ficou bastante clara a desigualdade social no que diz respeito à disponibilidade e acesso à internet no Brasil. Precisamos mudar essa realidade”, concluiu.