Cenário Político: Palanque de Bolsonaro mais forte em Caruaru

Cenário Político
Publicado por Américo Rodrigo
13 de abril de 2020 às 00h00min
Foto: José Cruz

O cenário pré-eleitoral em Caruaru ganhou um novo elemento na semana passada. Trata-se da filiação do coordenador de publicidade da Embratur, Silvio Nascimento, ao Partido Socialista Cristão, antiga sigla do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) antes de seu ingresso no PSL. O Blog Cenário trouxe a notícia em primeira mão, na noite da última quinta-feira (09). Aliado de primeira ordem de Bolsonaro, o jornalista vai em busca de fortalecer o nome do presidente no município, e uma das estratégias deve ser disputando o Palácio Jaime Nejaim.

A entrada de Silvio no jogo atinge em cheio os planos de Manoel Santos, pré-candidato pelo PSL, que vinha unindo os eleitores mais conservadores no seu palanque. O empresário é presidente municipal da legenda pela qual Bolsonaro foi eleito em 2018. Apesar de Nascimento não ter oficializado sua pré-candidatura pelo PSC, ele se colocou à disposição do partido para enfrentar mais esse desafio.

As denúncias de candidaturas laranja, no ano passado, foram enfraquecendo o PSL pouco a pouco. Ante às ameaças veladas de uma possível saída de Bolsonaro, a sigla promoveu filiações em massa aproveitando a popularidade do presidente. As ações acabaram não surtindo tanto efeito, já que pouco tempo depois, a confirmação da desfiliação de Bolsonaro e os ataques explícitos a Luciano Bivar, presidente nacional da legenda, geraram uma debandada em massa.

Silvio aproveitou a deixa, desistiu de sua pré-candidatura pelo PSL para a Prefeitura de Caruaru e seguiu o projeto Bolsonarista de lançar o Aliança pelo Brasil, partido que ainda não foi oficializado. Em Caruaru, o PSL não deixou de apoiar o presidente, mas o cenário prejudicou fortemente o projeto da sigla, que já segue há algum tempo sem expressividade na cidade.

Caso o PSC não participe da disputa majoritária na Capital do Agreste, o grupo liderado por Silvio pode até apoiar o nome de Manoel, o que não faria muito sentido, mas uniria os dois maiores apoiadores do presidente em Caruaru. Até as convenções, o partido deve decidir qual caminho será tomado, mas uma coisa é certa: sua participação nas eleições deve ajudar a nacionalizar o debate e garantir ainda mais visibilidade para Bolsonaro.

Apoio – Se o PSC decidir apoiar a reeleição da prefeita Raquel Lyra (PSDB), ela conquista também a simpatia de parte dos eleitores de Bolsonaro, já que agora o partido é comandado por Silvio Nascimento em Caruaru. Dificilmente a gestora se posiciona em assuntos relacionados a política nacional. Alguns membros do governo tucano, por sua vez, não poupam críticas ao presidente.

Estratégia – Mergulhada nas ações de combate ao coronavírus em Caruaru, a prefeita Raquel Lyra (PSDB) sequer emitiu uma nota em agradecimento às declarações de apoio dos deputados Fernando Rodolfo e Ricardo Teobaldo, além do ex-senador Douglas Cintra. Este último é cotado nos bastidores para ocupar a vice na chapa da tucana. Os três grupos juntos garantem um bom tempo de Rádio e Tv no programa eleitoral, mas o agradecimento público por apoio político em meio à pandemia poderia gerar críticas à gestora.

Primeiro escalão – Em um gesto de confiança, secretários da Prefeitura de Caruaru têm sido escalados para comandar partidos de maior relação com a prefeita Raquel Lyra (PSDB). Além de Henrique Oliveira e Rubens Júnior, que estão à frente do PSDB, Diogo Bezerra e André Teixeira Filho agora são responsáveis pelo Cidadania.

Transparência – O novo levantamento feito pela ONG Open Knowledge Brasil aponta Pernambuco como o mais transparente do Brasil nas informações relacionadas à pandemia do coronavírus, pela segunda vez consecutiva. Diariamente o governo tem atualizado de maneira eficiente os jornalistas e veículos de comunicação. Neste domingo, foi feito um balanço sobre os 30 dias desde o primeiro caso no estado.

Conflito – Em entrevista ao Fantástico, o ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta não fez questão de esconder que ele e Bolsonaro continuam sem falar a mesma língua. O médico prestou contas do trabalho realizado no combate ao coronavírus e alfinetou o presidente, afirmando que o governo precisa ter uma fala unificada.

Obrigado – Neste domingo (12), o Blog Cenário completou um ano de atuação. Entre as diversas conquistas que tivemos, a mais importante foi ter a confiança de cada um dos leitores. Desejamos continuar sendo fonte de informação com credibilidade por muitos e muitos anos. A vocês, o nosso muito obrigado.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO