Para impulsionar a economia do Agreste, a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco (SECTI), por meio do Programa Territórios Inovadores, vai colocar o Armazém da Criatividade, localizado em Caruaru, em sintonia com as demandas da cadeia produtiva da região. Para tal, o contrato de gestão firmado entre a SECTI e o Núcleo de Gestão do Porto Digital de cerca de R$ 15 milhões do equipamento prevê a realização de diversas ações de suporte ao setor produtivo pelos próximos quatro anos.
Para estabelecer a nova configuração do Armazém da Criatividade, o secretário Aluísio Lessa, na manhã desta terça-feira (18),se reuniu com a sua equipe técnica, a secretária executiva da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico (SDEC), Maíra Fisher, e o diretor de inovação e competitividade do Porto Digital, Heraldo Ramos.
O Porto Digital terá como metas a modelagem para implantação de novos ambientes promotores da inovação; o fomento à cultura empreendedora e geração de modelos de negócios early-stage qualificados; o fomento ao empreendedorismo e inserção profissional com foco em equidade de gênero; a incubação de empresas no Armazém da Criatividade; o Programa de Inovação Aberta no Armazém da Criatividade; Radar de Fomento à Inovação no Agreste; e o fortalecimento do uso da Infraestrutura.
Com a principal atividade da região sendo a têxtil e de confecção, o Armazém vai atuar em conexão com a Câmara Setorial Têxtil e de Confecção, que foi criada em 2019 pela SDEC e a Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (AD Diper). A câmara é composta por representantes da governança local, que discutem atividades e soluções para elevar a competitividade da região.