Recentemente, um levantamento realizado entre as principais cidades do Brasil apontou que os prefeitos cumpriram em média 39% das promessas feitas em campanha. Em Petrolina, o cenário é bem acima desse percentual. Dos compromissos firmados pelo prefeito Miguel Coelho ainda em 2016, 73,6% já foram realizados ou estão em fase final de execução.
O cumprimento de algumas dessas promessas deve atingir um patamar acima do esperado. Como no caso da pavimentação. Miguel havia se comprometido a asfaltar 200 ruas antes de chegar ao Palácio Guararapes. O número já foi batido e com a captação de novos recursos, esse volume pode chegar a mais de 400 vias. Além disso, após mais de dez anos, Petrolina voltou a ter avenidas duplicadas como a Sete de Setembro, a Estrada da Banana e a Clementino Coelho (essas duas últimas em obras).
A melhoria do transporte público foi outro compromisso que superou a expectativa dos petrolinenses. Desde dezembro, mais de 80 ônibus novos foram adquiridos com wi-fi, elevadores para pessoas com deficiência entre outros componentes. No campo da mobilidade, ainda chama a atenção a quantidade de ciclovias e ciclofaixas construídas. Petrolina deve chegar em 2020 a mais de 15 km de pista para ciclistas.
Na área da saúde, o prefeito havia se comprometido em reabrir postos e o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO). Já foram implantadas 15 unidades nos bairros e zona rural, e abertos dois núcleos para tratamento odontológico. A Prefeitura de Petrolina ainda deve entregar este ano, a casa de partos, a reforma da policlínica e novos postos de saúde que estão em construção.