Deputado quer proibir uso de fogos com estampido em Pernambuco

Notícias
Publicado por Américo Rodrigo
19 de dezembro de 2019 às 15h44min
Foto: Roberto Soares

O deputado Wanderson Florêncio (PSC) defendeu, na Reunião Plenária desta quarta (18), o Projeto de Lei (PL) nº 158/2019, de sua autoria, alterando a norma que proíbe a queima de fogos de artifício e assemelhados em Pernambuco (Lei nº 15.736). A proposta do parlamentar amplia a vedação, suspendendo o comércio, a utilização, o manuseio, a queima e a soltura dos fogos e de quaisquer artefatos pirotécnicos de efeito sonoro ruidoso com estampidos, incluindo eventos festivos ou de entretenimento, de caráter público ou privado, em alguns locais específicos.

A matéria apresentada por Florêncio determina que, em caso de soltura de fogos no mar, deverão ser utilizadas plataformas em áreas que não provoquem danos à fauna e à flora marítima. Já nas unidades de proteção integral, será respeitada a zona de amortecimento ou a distância de dois quilômetros.

O deputado Romero Albuquerque (PP), usou o microfone de aparte para parabenizar a Prefeitura do Recife por atender a pedido feito por seu mandato, assim como a recomendação do Ministério Público de Pernambuco, para não utilizar fogos de artifício com estampido na festa de Réveillon deste ano.

Em Caruaru, um projeto semelhante a esse foi apresentado pelo vereador Daniel Finizola (PT) na Câmara Municipal de Caruaru, causando grande polêmica na cidade. Ele foi derrotado por 17 votos dos 19 parlamentares presentes.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO