Paulo Câmara comanda cerimônia de 30 anos do BOPE

Notícias
Publicado por Américo Rodrigo
18 de dezembro de 2019 às 20h54min
Foto: Hélia Sheppa

O governador Paulo Câmara (PSB) comandou, na tarde desta quarta-feira (18), a solenidade que marcou o aniversário de 30 anos do Batalhão de Operações Policiais Especiais – BOPE, no Forte das Cinco Pontas, bairro de São José. Além das homenagens e reconhecimentos a personalidades e destaques operacionais e administrativos do batalhão, também foi realizada a entrega do brevê e do certificado de conclusão aos 19 policiais que participaram e concluíram o 12º Curso de Operações Policiais Especiais (COPE).

Durante a solenidade, foi feita uma encenação para retratar o contexto histórico das operações especiais no Estado de Pernambuco desde a época da invasão holandesa. Os policiais evidenciaram a evolução das táticas de confronto ao longo dos tempos. Além disso, uma revista em alusão aos 30 anos do BOPE foi lançada e distribuída.

Com sede no bairro do Jiquiá, no Recife, a unidade foi criada em 1989 com a denominação de Companhia Independente de Operações Especiais – CIOE, através do decreto nº 14.147, de 18 de dezembro. Depois, elevada à condição de Batalhão de Operações Especiais – BOPE, através da lei 16.058, de 6 de junho de 2017. O batalhão é composto de policiais altamente selecionados e rigorosamente treinados, com armamento e equipamento diferenciados. A unidade, doutrinariamente, integra a força especial da Polícia Militar de Pernambuco – PMPE, sendo tropa de valor estratégico e tático da Corporação. Como atribuições específicas, compete ao BOPE atuar nas missões de resgate de reféns, captura de marginais fortemente armados e entrincheirados e outras missões de alta complexidade e vulto no campo da segurança e defesa social.

Estiveram presentes à solenidade os secretários Alexandre Rebêlo (Planejamento e Gestão) e o chefe da Casa Militar, coronel Carlos José; o secretário-executivo de Defesa Social, Humberto Freire; a superintendente da Polícia Federal, Carla Patrícia; o secretário de Defesa Social de Ipojuca, delegado Osvaldo Moraes; o comandante do BOPE, coronel Câmara Junior; o comandante do Batalhão de Infantaria da Aeronáutica, tenente-coronel André Souto; o subcomandante geral da PMPE, coronel André Cavalcanti; o diretor Integrado Especializado, coronel Jamerson; e o tenente-coronel Wanderli Batista, representando o comandante Militar do Nordeste, general Freire Gomes.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO