Nesta terça-feira (26), o Sindicato dos Bancários de Pernambuco lança a campanha nacional #ACaixaétodasua. Para marcar o início da campanha, às 11h, será realizado um ato público em frente à agência Caixa – Ilha do Leite, com a presença de movimentos de luta por moradia. À noite, a partir das 19h, acontece o Seminário de Lançamento da Campanha em defesa da Caixa, no auditório da sede, localizado na Av. Manoel Borba, 564, Boa Vista – Recife, com a presença da presidenta do Sindicato, Suzi Rodrigues, e dirigentes, de empregados da Caixa, e do vice-presidente da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae), Sérgio Takemoto.
A campanha tem o objetivo de alertar os empregados do banco e a população de um modo geral, sobre os riscos da venda de parte da Caixa Econômica Federal. Os programas sociais como o Minha Casa Minha Vida e o Bolsa Família estão ameaçados, já que grande parte do lucro arrecadado pelo banco é transferido para estas ações. A Campanha foi construída pelo Comitê Nacional em Defesa da Caixa (Contraf-CUT, Fenae, CUT, CTB, Intersindical, CSP-Conlutas, UGT, Fenag, Fenacef, Advocef, AudiCaixa, Aneac).
A Campanha já passou por seis outros Estados e agora será lançada em Pernambuco pelo Sindicato com o objetivo de mostrar para a sociedade que vender a Caixa, atualmente único banco 100% público do Brasil, compromete a função social do banco e o desenvolvimento do País.
Áreas estratégicas da Caixa realizam o financiamento da casa própria, a operação de toda a área social, como benefícios ao trabalhador, acesso a produtos e serviços por meio da bancarização, Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies), entre outros.
Em Pernambuco, por exemplo, 92 agências espalhadas pelo estado são responsáveis pelo pagamento do Bolsa Família de mais de 1,12 milhão de famílias beneficiadas pelo programa de transferência de renda de acordo com a folha de pagamento de novembro.
No setor imobiliário, a Caixa se destaca com as menores taxas para a compra da casa própria. Cerca de 43% das operações de crédito ativas em Pernambuco estão na Caixa e 89% dos créditos imobiliários estão na instituição, cerca de R$ 14,7 milhões. O Minha Casa Minha Vida que tem ações diretas da Caixa, já construiu mais de 60 mil unidades habitacionais no estado. Um investimento de aproximadamente R$ 3 bilhões desde o início do programa em 2009.