Em articulação com governo, Sistema S anuncia cursos para mulheres

Notícias
Publicado por Américo Rodrigo
19 de novembro de 2019 às 20h17min
Foto: Diego Galba

A governadora em exercício Luciana Santos (PCdoB) esteve, nesta terça-feira (19), na Casa da Indústria, para uma conversa com representantes do Sistema S, um desdobramento do primeiro fórum do Pernambuco Com Elas, realizado em setembro, dialogando com o setor produtivo. No encontro, foram apresentadas propostas de parceria para capacitação e geração de emprego e renda para as pernambucanas. Entre as ações já pactuadas, estão a realização de cursos de formação para programadoras e eletricistas.

A ideia é abrir vagas, ainda em dezembro, para que mulheres possam aprender programação de forma gratuita e, assim, se inserir na área de tecnologia, em que há carência de pessoal qualificado.

A diretora de Educação do Senai, Carla Abigail, anunciou ainda a decisão de intensificar a parceria já existente com o governo, e promover, já no início de 2020, um curso de seis meses para a formação de eletricistas mulheres. De acordo com ela, a iniciativa deve seguir modelo que foi implantado na Bahia, junto com a Neoenergia, e que ofereceu às mulheres a oportunidade de candidatar-se a postos de trabalho na área, que em sua maioria são tradicionalmente ocupados pelos homens.

Valéria Peregrino, diretora regional do Senac, destacou que as mulheres já são maioria entre os beneficiários dos serviços ofertados pela instituição. Elas também ocupam a maior parte dos cargos de gerência dentro do Sistema S.

A Superintendente da Fiepe, Fernanda Mançano, colocou o sistema à disposição para entender as necessidades e definir em que frentes a instituição pode contribuir com o Pernambuco Com Elas.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO