O fortalecimento da agricultura familiar, por meio de uma série de estratégias, entre elas: oferta de crédito, estruturação da malha fundiária, inclusão de produtos do setor no mercado e ampliação da infraestrutura hídrica, representou 90,5% dos recursos das emendas impositivas do deputado Doriel Barros e das sugestões de realocações do orçamento do Governo do Estado para 2020, as chamadas emendas não-impositivas.
O parlamentar também dedicou valores para a melhoria de estruturas de saúde em equipamentos sociais das áreas urbana e rural; fomento à produção cultural, com destaque para a comunidade indígena Fulni-ô; e apoio à implantação de três planos de trabalho municipais.
“A nossa intenção foi utilizarmos, de forma estratégica, os recursos que temos disponíveis para emendas, mas sempre com um olhar especial para o campo, que é a base da nossa ação parlamentar. Além disso, tivemos o cuidado de analisar o orçamento do Governo do Estado e percebermos em quais itens poderíamos realocar recursos para o campo”, afirmou Doriel Barros. Ele destacou que, por ter sido votado em todo o estado, foi fundamental buscar, dentro das ações necessárias ao meio rural, as que atendessem ao maior número de municípios e de trabalhadores e trabalhadoras.
As emendas impositivas, no valor total de R$ 1.888.400 só serão implementadas em 2020. Já as sugestões de realocação de recursos no orçamento do Governo do Estado foram no montante de 9 milhões de reais, mas ainda aguardam aprovação.