Fagner Fernandes sai em defesa da antiga Gerência de Proteção Animal

Notícias
Publicado por Américo Rodrigo
11 de novembro de 2019 às 09h51min
Foto: Vladimir Barreto

Na última sexta-feira (08), a prefeita Raquel Lyra realizou a entrega de requalificação da AME Animal, antiga GPA, idealizada pelo ex-prefeito Zé Queiroz (PDT). Durante sua fala, ela fez críticas à antiga estrutura, chegando a dizer que “encontrou o prédio cheio de problemas”. O vereador Fagner Fernandes (Avante), que é antigo gerente do espaço, saiu em defesa do antigo local.

Confira a nota completa:

“Primeiramente, tenho muito orgulho de ter feito parte da implantação do primeiro órgão de cuidado e defesa animal do nosso município: a Gerência de Proteção Animal.
Considero a iniciativa, tomada pela gestão anterior de suma importância. Tivemos muitos desafios, sim, contávamos com um prédio simples, uma equipe limitada, mas que dispunha de incentivo da antiga administração, o que possibilitava constante atendimento.

Com apenas dois médicos veterinários, conseguíamos atender diariamente 20 animais. Tínhamos uma bloco cirúrgico que precisava de melhorias, eu reconheço, mas que nunca parou. A atual gestão inicialmente nos prometeu a transformação da GPA em uma clínica veterinária de excelência, no entanto, o que presenciamos foi o fechamento da clínica e interdição do bloco cirúrgico por um ano e sete meses.

Trago aqui algumas reflexões: quantos animais ficaram doentes e sem atendimento nesse período? Quantos animais deixaram de ser castrados e tiveram seus filhotes abandonados? Através do nosso gabinete, fizemos um pedido de informação à atual AME Animal e nos foi relatado que em 2018 nenhuma castração foi realizada e nenhuma consulta veterinária foi ofertada.

Já estive a frente da Gerência, e sempre expus a necessidade de ampliação, da contratação de mais profissionais veterinários, aumento do horário de atendimento, criação de programas que orientem a população sobre a importância do cuidado e respeito aos animais de nossa cidade. Deixamos uma estrutura com capacidade de funcionamento, e que como todo prédio público, para continuar funcionando precisa de manutenção constante. Porém dizer que a gestão anterior nunca fez nada é uma grande inverdade, sem o primeiro passo, não existiria caminhada.

Ficamos felizes com a reabertura, sem dúvidas e estamos aqui para fiscalizar e cobrar o pleno e completo funcionamento do órgão. Isso inclui as condições do canil, que ainda não foi reformado. Não temos nenhum interesse a não ser o bem estar de nossos animais e por esse motivo nossa luta irá sempre continuar.”

Fagner Fernandes

Vereador de Caruaru

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO