Artigo: Jingles, não vão faltar

Opinião
Por Américo Rodrigo
26 de julho de 2019 às 09h10min
Foto: Divulgação

Sempre escutamos que o dinheiro utilizado nos municípios, são dos impostos arrecadados a exemplo do IPTU, ISS entre outros. Além de verbas federais e estaduais, que são muitas vezes destinadas por deputados daquela cidade ou região, mas que esses valores também vão para os cofres públicos, graças as centenas de impostos que pagamos todos os meses. Ou seja, grande parte do dinheiro empregado nas obras, educação, saúde e melhorias das cidades, estados e país, sai do nosso bolso.

Infelizmente, escutamos e presenciamos o uso deste dinheiro aplicado em certas ações, que nos levam a reflexão. A exemplo do contrato* que a Prefeitura Municipal de Caruaru, realizou no último  dia 23 de julho, onde contratou uma empresa para o fornecimento de carro de som, pelo valor de R$ 470.400,00 (Quatrocentos e setenta mil e quatrocentos reais, no período de um ano. Se não bastasse o valor, outro ponto de observação é a quantidade de horas disponíveis no contrato, pois são simplesmente 9.800 horas. Ora, se calcularmos a quantidade de horas num ano, teremos 8.760 horas, ou seja, tem horas sobrando nesse contrato.

Outro ponto que podemos analisar, é que se colocarmos o número mínimo de carros, no minímo três, e fizermos a conta destes trabalhando oito horas, de segunda a sexta, teremos 480h/mês, onde ainda teremos no final do contrato oito meses de veiculação. Uma pergunta fica no ar: Por que um investimento tão alto em apenas uma mídia? Visto que carro de som, não pode circular em várias ruas de Caruaru, a exemplo do centro da cidade. Por que não utilizar rádio, TV, panfletos informativos? 

Precisamos exercer cada vez mais nosso papel de cidadão, pois nao adianta darmos nosso voto, nossa confiança e não fiscalizarmos o trabalho do gestor. Afinal de contas, o dinheiro aplicado no município de Caruaru, é meu, é seu. Então, precisamos estar de olhos bem abertos, pois o jingle pode ser bonito, mas o resultado nem sempre é o divulgado.

* A informação consta no Diário Oficial do Município do dia 23//07/2019, página 54 (diario-oficial.caruaru.pe.gov.br).

Oscar Mariano

Pós-graduando em Ciência Política

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO