Lula exonera ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania

Notícias
Publicado por Américo Rodrigo
6 de setembro de 2024 às 19h15min
Foto: Antônio Cruz

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) exonerou, há pouco, o ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida, após as denúncias de assédio sexual contra ele. Mais cedo, o chefe do Executivo chegou a afirmar que “alguém que pratica assédio não vai ficar no governo”.

A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, estaria entre as vítimas do ministro dos Direitos Humanos. Ao tomar ciência das denúncias, Lula determinou que Silvio Almeida também prestasse esclarecimentos aos ministros da Controladoria-Geral da União (CGU), Advocacia-Geral da União (AGU) e do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).

Confira a nota oficial do governo:

“Diante das graves denúncias contra o ministro Silvio Almeida e depois de convocá-lo para uma conversa no Palácio do Planalto, no início da noite desta sexta-feira (6), o presidente Lula decidiu pela demissão do titular da Pasta de Direitos Humanos e Cidadania.

O presidente considera insustentável a manutenção do ministro no cargo considerando a natureza das acusações de assédio sexual.

A Polícia Federal abriu de ofício um protocolo inicial de investigação sobre o caso. A Comissão de Ética Pública da Presidência da República também abriu procedimento preliminar para esclarecer os fatos.

O Governo Federal reitera seu compromisso com os Direitos Humanos e reafirma que nenhuma forma de violência contra as mulheres será tolerada”.

Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO