A campanha do candidato à reeleição, Rodrigo Pinheiro (PSDB), tem alcançado um baixo nível em Caruaru, com um debate digno de cidade minúscula. Desta vez, integrantes da equipe de campanha passaram a difamar o Blog Cenário e os jornalistas responsáveis. Na semana passada, inclusive, a equipe do candidato utilizou de forma descontextualizada uma comunicação interna entre o Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco e a nossa redação. A campanha do candidato se deu ao trabalho de emitir uma nota de repúdio contra nosso veículo, insinuando que divulgamos informações falsas, o que não ocorreu. Imediatamente, membros da equipe do tucano e outros apoiadores iniciaram uma mobilização de militância digital, com um ataque em massa que acusava nosso veículo de disseminação de fake news.
A notícia em questão falava sobre a ação 0600728-72.2024.6.17.000, que trazia a denúncia de material irregular do candidato tucano. Em nenhum momento o blog afirmou que havia decisão contrária ou favorável, embasando a matéria na ação protocolada dias antes, bem como na legislação eleitoral. As acusações contra nossa idoneidade se mostraram tão frágeis, que pouco mais de 24h depois, a desembargadora eleitoral Karina Albuquerque Aragão decidiu pela irregularidade dos materiais utilizados pela campanha de Rodrigo Pinheiro.
No início da tarde desta terça (3), fomos bombardeados por mensagens de amigos e fontes que nos enviaram uma espécie de montagem inescrupulosa que estava circulando em grupos de WhatsApp de apoiadores do candidato à reeleição. Por ironia do destino, Fernando Luiz Gomes, mais conhecido como Fernando Surubim, que atua como uma espécie de “ajudante de ordens” de Rodrigo Pinheiro, acabou publicando no status do seu número pessoal a montagem que ataca o Blog Cenário, comprovando por A mais B, quem tem disseminado fake news.
O autor desta “falha nossa” foi nomeado em outubro de 2022 pelo atual gestor, para o cargo comissionado de “gerente 2”, com salário bruto de R$ 5,4 mil. Consultamos o portal da Prefeitura de Caruaru e não encontramos atos de exoneração recente do servidor citado [imagem abaixo]. Vale salientar que, diferente do que vem sendo propagado, não nos foi oferecido, muito menos nos passa pela cabeça ocupar qualquer cargo público em qualquer município.
Primeira mulher a ser eleita e reeleita em Caruaru, primeira mulher eleita para ser governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB) é a fiadora do projeto de reeleição de Pinheiro. Para ela, garantir que seu grupo político continue no comando da Capital do Agreste é essencial para evitar um eventual enfraquecimento que possa refletir em 2026. Mas, seria esta postura apoiada pela governadora? Gostaríamos de saber sua opinião posteriormente.
Ao contrário do que a campanha de Rodrigo afirma, publicamos não apenas as notícias que os desagradam, mas também as pautas consideradas “favoráveis” que são enviadas pela equipe de comunicação do candidato à reeleição, fazendo o papel que nos é de dever, mostrando mais uma vez que não há qualquer ataque ou predileção.
Nos surpreende o fato de, publicamente, o candidato Rodrigo Pinheiro pregar que faz uma campanha propositiva, enquanto às escuras, seu núcleo tem atuado de forma rasteira, com inúmeras tentativas de descredibilização da imprensa, prática reiterada de governantes autoritários. Felizmente, ao longo dos 5 anos de atuação, conquistamos um público de fiéis amigos e leitores que conhecem a nossa história, trabalho e responsabilidade, não sendo este episódio que irá abalar a credibilidade que nos fez ampliar nossa atuação para todas as regiões do estado de Pernambuco.
Por fim, queremos destacar que a democracia só pode ser realidade com a garantia da liberdade de imprensa e ao longo de sua atuação, o Blog Cenário nunca se escondeu para fazer análises e críticas sobre qualquer ente político e não será nesta eleição que seremos intimidados por quem quer que seja!